Mudanças nas regras do COI criam obstáculos para a candidatura de Sebastian Coe

Mudanças nas regras do COI criam obstáculos para a candidatura de Sebastian Coe

A Carta Olímpica não faz exceções ou concessões para quem ocupa o cargo de presidente, que deve seguir as mesmas condições e regras impostas aos demais postulantes.

Por Sam May / Inside the games
12 de setembro de 2024 / Curitiba, PR

O Comitê Olímpico Internacional (COI) fez importantes alterações nas regras de eleição que podem impedir Sebastian Coe de se candidatar à presidência da organização. Essas mudanças foram anunciadas pouco antes do prazo final para a inscrição das chapas, domingo 15 de setembro, conforme relatado pela Associated Press.

Comunicado enviado pela comissão de ética do COI aos seus 111 membros, incluindo a Carta Olímpica,cria um problema para Coe, que tem 67 anos e preside a World Athletics. A idade poderia impedi-lo de completar um mandato à frente do COI.

O comunicado mencionado pela Associated Press, ressalta que os candidatos precisam ser membros do COI “no dia da eleição e durante todo o período em que exercerem o mandato de presidente”. No caso de Coe, sua filiação à entidade depende do cargo que ocupa na World Athletics, do qual ele terá de afastar-se em 2027, após 12 anos de serviço. Isso complica sua possibilidade de concorrer.

Outro possível candidato, Juan Antonio Samaranch Jr., também pode enfrentar problemas devido ao limite de idade do COI, que é de 70 anos, que poderia impedi-lo de cumprir um mandato presidencial completo.

Campeão olímpico, Coe é visto como forte candidato, mas suas opiniões sobre questões como o escândalo de doping na Rússia e prêmios em dinheiro nos Jogos Olímpicos muitas vezes contrariam as políticas do COI.

A comissão de ética também expressou preocupação com a possibilidade de Coe acumular a presidência do COI com a da World Athletics, o que geraria um conflito de interesses. Isso poderia ser resolvido com uma mudança no status de sua filiação após a eleição, mas o Reino Unido atualmente não tem vaga disponível para um novo membro individual, após a recente eleição de Hugh Robertson.

Outros candidatos potenciais incluem Kirsty Coventry, David Lappartient, o príncipe Feisal al Hussein e Nicole Hoevertsz. O atual presidente do COI, Thomas Bach, já confirmou que deixará o cargo em 2025, após cumprir seu mandato de 12 anos, e a próxima eleição será em março, na Grécia. Em seus 130 anos de história, o COI já teve nove presidentes, todos homens, e nenhum deles da África, Ásia ou América Latina.

https://www.aminovital.com.br/

administrator

Outras Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *