Brasileira vence três lutas, mas perde para sérvia na semifinal em Guadalajara e termina em terceiro, repetindo a mesma medalha conquistada há três anos em Manchester
Por Redação do GE
20 de novembro de 2022 / Curitiba (PR)
O Brasil subiu ao pódio nesta terça-feira (15) no mundial de Taekwondo, que está sendo realizado em Guadalajara, no México. A façanha foi obtida por Milena Titoneli, bronze na categoria 67kg feminina. Esta é a segunda medalha da paulista de São Caetano do Sul em Mundiais da modalidade. Em 2019, em Manchester, na Inglaterra, ela também ficou com o bronze.
Milena fez quatro lutas nesta terça em Guadalajara e venceu três. A única derrota foi na semifinal diante da sérvia Aleksandra Perisic, que avançou à decisão contra a italiana Leslie Soltero.
O primeiro round da semifinal foi dominado pela atleta da sérvia, que venceu por 5-0. Pressionada, Milena entrou mais focada no segundo assalto, conseguindo um incontestável 8-1, que levou a decisão ao terceiro round. No período decisivo, porém, Aleksandra Perisic foi muito superior, vencendo por 8-0.
Vitória sobre a campeã olímpica
O caminho de Milena rumo à medalha começou com uma vitória por WO sobre Jahinge Nisansala Sandamali, de Sri-Lanka, na primeira fase. Nas oitavas, triunfo por 2 a 1 sobre chinesa Zhang Mengyu, atual número 10 do ranking.
O ápice da participação da brasileira no Mundial de Guadalajara veio nas quartas. Foi nesta fase que Milena desbancou ninguém menos que a campeã olímpica, a croata Matea Jelic. A vitória foi por 2 a 1 (3-3, 4-4 e 4-4), com o placar sendo decidido nos critérios de desempate.