Inovação da FPA dá mais qualidade e maior segurança às corridas de rua

Inovação da FPA dá mais qualidade e maior segurança às corridas de rua

 Ferramenta criada pela Federação Paulista de Atletismo permite maior transparência, precisão nos índices dos atletas e de aferição dos itens de segurança

Por Paulo Pinto e Helena Sbrissia / Global Sports
6 de abril de 2022 / Curitiba (PR)

A Federação Paulista de Atletismo (FPA) acrescentou ao seu portal na internet uma ferramenta que proporciona maior controle das corridas de rua realizadas em todo o Estado. Joel Lucas Vieira de Oliveira, presidente da FPA, anunciou o início de um trabalho sistemático de divulgação das corridas de rua com Permit (autorização), com o objetivo de inibir provas irregulares. Entre as medidas adotadas pela federação em prol de maior segurança dos praticantes estão a informação oficial dos resultados e do calendário de competições que cumprem as normas de segurança estabelecidas pela World Athletics, pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e pela Federação Paulista de Atletismo.

“Nós estamos aumentando a transparência da informação ao divulgar os resultados e os relatórios oficiais depois das corridas de rua. Fazemos todo o trabalho de acompanhamento e emitimos uma avaliação da cada corrida, levando ao conhecimento de todos as condições que a corrida ofereceu aos participantes. Isso também é de suma importância para os organizadores porque estabelece critérios de qualidade e reforça a indicação do que pode ou precisa ser feito para adequar as condições das futuras disputas. Assim, os corredores poderão identificar quais provas oferecem mais ou menos qualidade e condições técnicas.”

Segundo Joel, o grande objetivo da FPA é permitir que os corredores de rua identifiquem previamente as provas que pretendem participar e, principalmente, se elas receberam o Permit da federação. Antes, centenas de corridas eram realizadas no Estado, mas não havia uma plataforma que centralizasse as informações dos resultados e dos desempenhos. “Nós queremos que as pessoas saibam quais são as melhores provas, as mais organizadas e as que estão, de fato, documentadas. Com isso, visamos a combater as corridas irregulares e preservar a integridade física dos corredores.”

Eliud Kipchoge é um fundista queniano, bicampeão olímpico e campeão mundial especializado em provas de pista de longas distâncias e maratonas em ação em Viena © Michael Gruber

A federação desenvolveu um sistema online para concessão do Permit que estará liberado para utilização dos organizadores a partir de 2 de maio de 2022, e facilitará o processo de obtenção da autorização para a realização de corridas de rua. O site conta, inclusive, com um vídeo detalhado sobre como fazer a solicitação. “Infelizmente há corridas de rua promovidas sem a permissão e a supervisão da federação, colocando em risco a segurança dos participantes. Geralmente, quando não há a fiscalização da federação, não há também uma entidade regulamentada, com a documentação necessária, que ofereça seguro para o corredor e atenda às necessidades técnicas e de segurança que a lei determina. E uma corrida irregular é uma corrida que oferece grande risco para o praticante.”

O presidente da FPA explicou que, quando se realiza uma corrida de rua, normalmente as pessoas acham que todas as normas de segurança estão sendo cumpridas, o que nem sempre é verdade. “Nas corridas com Permit a incidência de irregularidades é muito baixa, porque os organizadores se comprometem a realizar todas as adequações técnicas de segurança necessárias e exigidas por lei. A incidência de corridas com Permit sem qualidade é inferior a 4%.”

O dirigente enumerou algumas das normas técnicas e de segurança exigidas. “Precisa haver uma ambulância com UTI no local, banheiros químicos em quantidade adequada ao número de participantes, seguro para os praticantes, equipes de suporte, pontos de hidratação suficientes e com higiene e cavaletes e cones para marcar o percurso. Além da premiação e de um sistema de cronometragem, o percurso deve ser organizado previamente e contemplar áreas de escape para encaminhamento a posto médico. É necessário ainda avaliar se as subidas e descidas são seguras para ser percorridas por cadeirantes sem acompanhantes ou medidas específicas.”

Adequar-se às normas de segurança é fundamental, porém tem um custo para os organizadores. Esse é o grande problema de corridas sem Permit: para economizar, o organizador que não estiver comprometido com as normas e a legislação vigentes pode, eventualmente, acabar deixando algumas coisas prioritárias de lado. O erro da federação, segundo Joel, era não divulgar amplamente as corridas de rua realizadas sem autorização.

O dirigente lembra que as provas com Permit são realizadas com árbitros federados que zelam pela exatidão dos índices obtidos pelos corredores © Global Sports

“Agora, nós estamos fazendo esse trabalho, o que envolve também a divulgação dos melhores resultados dos atletas e do relatório técnico da prova, para que as pessoas saibam quais são as boas corridas de rua e evitem as que não têm qualidade.”

Riscos para as prefeituras

Se acontecer qualquer tipo de problema, até óbito, relacionado à qualidade e à segurança das provas, as prefeituras podem ser acionadas pelo Ministério Público porque a lei diz claramente que as corridas de rua devem ter o Permit, ou seja, a chancela da federação.

Joel Oliveira convida todos os corredores para conhecerem a nova área de corridas no site da FPA. Lá são postados os resultados dos 30 primeiros colocados nas categorias masculina e feminina das corridas com o Permit da federação, bem como o calendário das provas autorizadas. O portal é atualizado todos os dias.

“Nosso objetivo é divulgar as corridas oficiais com maior nível técnico e de segurança em todo o Estado, com os respectivos resultados, para que as pessoas conheçam os atletas e os competidores de melhor desempenho”, resumiu o presidente da FPA.

https://www.aminovital.com.br/aminovital-r-gold-drink-mix-ajinomoto-15-saches/p

administrator

Outras Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *