O brasileiro tornou-se o primeiro mesatenista da América Latina a conquistar um troféu do WTT após a impressionante vitória por 4-2 sobre Darko Jorgic, na final do WTT Star Contender Doha 2021 Men’s Singles
Por Paulo Pinto / Global Sports
24 de setembro 2021 / Curitiba (PR)
Hugo Calderano é o primeiro jogador da América Latina a conquistar um troféu do WTT Star Contender, uma das principais competições do Circuito Mundial da modalidade, após a impressionante vitória por 4-2 sobre o esloveno Darko Jorgic (11-5, 6-11, 10-12, 11-9, 11-3, 11- 9) na final do WTT Star Contender Doha 2021 Men’s Singles realizado neste sábado.
O resultado marca um momento significativo na trajetória de Calderano, que, em Doha, finalmente converteu o potencial promissor em sucesso internacional efetivo. Caindo ao chão em descrença após a partida, um Calderano emocionado eleva não somente o seu País, mas seu continente a novas alturas com a vitória sobre Jorgic atingindo sua melhor marca no ranking mundial, assumindo a quinta posição da classe individual masculina.
Projetado em um eventual segundo lugar no torneio, Calderano fez um início brilhante na final com uma exibição de jogo de abertura forte, mas logo depois encontrou um grande obstáculo. Com a rodada final empatada em um jogo cada, o oitavo cabeça-de-chave Jorgic salvou notavelmente três game points no terceiro game para roubar a liderança pela primeira vez na partida. Decepcionado com o resultado, Calderano sacudiu a poeira e foi pra cima de novo. Respondendo com determinação nos três jogos seguintes o brasileiro marcou encontro com o novo destino.
“Estou me sentindo ótimo e muito feliz por ter conquistado o título. Foi uma partida muito difícil, tanto física quanto mentalmente. Provavelmente não tenhamos atingido o melhor nível, pois ambos estávamos cansados pelo ritmo imposto no torneio, mas consegui me esforçar e lidar com a situação. Estou muito feliz com meu desempenho. No quarto jogo, eu estava perdendo por 6-3 e acho que foi o momento chave, quando me recuperei e foi muito difícil para ele voltar depois que ganhei o jogo. O principal é ganhar o título, claro, mas também é muito bom evoluir no ranking, então estou muito feliz e tentarei comemorar o máximo que puder ”, disse Hugo Calderano.
No início do dia, Calderano e Jorgic tiveram vitórias impressionantes nas semifinais, superando Liam Pitchford da Inglaterra (11-2, 11-8, 8-11, 11-5, 11-9) e Lee Sangsu da República da Coreia (13-11, 12-14, 11-7, 9-11, 11-7, 11-2).