Competição será realizada entre os dias 11 e 21 de dezembro e conta com a participação e 540 universidades de 58 nações
Por Bárbara Fernandes / CBDU
14 de novembro de 2021 / Curitiba (PR)
Cinco atletas brasileiros competem na Universíade (Jogos Universitários Mundiais) de inverno 2021, que acontece em Lucerna, na Suíça, de 11 a 21 de dezembro. A competição é organizada pela Federação Internacional de Esportes Universitários (FISU) e se caracteriza como o segundo maior evento multiesportivo de inverno do mundo, atrás apenas dos Jogos Olímpicos de inverno. Neste ano, a estimativa de participação é de 540 universidade, de 58 nações. Ao todo, nove modalidades esportivas compõe o cronograma de competições: biatlo, hóquei no gelo, freestyle e freesky, patinação de velocidade em pista curta, snowboard, curling, patinação artística, esqui cross-country, esqui alpino e orientação em esqui.
Protocolo sanitário
A realização do evento representa um grande desafio para a comunidade esportiva universitária internacional, uma vez que a pandemia de covid-19 ainda existe e é alarmante em muitos países. Frente a isso, o comitê organizador do evento está trabalhando em estreita colaboração com as autoridades de saúde da Suíça Central na avaliação da situação epidemiológica e no desenvolvimento medidas de higiene e segurança correspondentes. Um elemento chave dessas medidas, é a vacinação obrigatória de todas as delegações participantes.
“Estamos muito felizes por não termos cancelado o evento, que originalmente estava previsto para janeiro de 2021. O número de inscrições, com 58 países anunciando sua participação em Lucerna 2021, mostra a grande vontade dos alunos por uma competição internacional. Todos os participantes e a população local são uma prioridade. Vamos garantir isso através da implementação de medidas adequadas de higiene e segurança”, disse Guido Graf, presidente do comitê organizador e diretor de saúde e assuntos sociais de Lucerna.
Participação brasileira
O Brasil participa da competição com cinco atletas em três modalidades diferentes: Ana Carla Decottignies e Arthur Casado na patinação artística; Gabriela Neres e Manex Silva no esqui cross-country; e Isabella Springer no esqui alpino. Durante as próximas semanas, até o início do evento, apresentaremos todos eles em matérias individuais. Então fique de olho e não perca nada!