Ele assume o cargo de Raffaele Chiulli após votação unânime realizada em uma reunião virtual do Comitê Executivo da entidade
Fonte Neil Shefferd / Inside the Games
16 de dezembro de 2021 / Curitiba (PR)
Durante reunião realizada de forma virtual esta semana pelo Comitê Executivo da SportAccord, Ivo Ferriani foi eleito presidente da entidade por unanimidade. O dirigente italiano já é presidente da Federação Internacional de Bobsleigh e Skeleton desde 2010 e presidente da Associação das Federações Olímpicas de Esportes de Inverno (AIOWF) desde 2020. Ferriani assume o cargo após o mandato de Raffaele Chiulli.
Além disso, Ferriani assumiu o cargo de presidente da Associação Global de Federações Esportivas Internacionais (GAISF), que também era presidida por Chiulli. A próxima edição da SportAccord será uma cúpula mundial de esportes e negócios que terá participação de todas as federações internacionais e seus stakeholders. A conferência está programada para acontecer em Yekaterinburg, na Rússia, de 15 a 20 de maio de 2022. Devido à pandemia, a
cúpula mundial da SportAccord não acontece desde 2019 – quando foi realizada em Gold Coast, na Austrália.
“Estou extremamente satisfeito pela oportunidade de assumir a liderança da entidade em um momento tão emocionante para a SportAccord. Estamos todos muito ansiosos para a próxima reunião, que será ano que vem, e também estou muito animado para trabalhar com toda a equipe e nossos valiosos parceiros para, no futuro próximo, realizar grandes eventos.”
Dois novos membros também foram eleitos para o Comitê Executivo da SportAccord: Ingmar de Vos, o presidente da Federação Equestre Internacional, representando a GAISF; e Luc Tardif, presidente da Federação Internacional de Hóquei, representando a AIOWF. Ambos servirão ao lado de Francesco Ricci Bitti, presidente da Associação das Federações Internacionais dos Jogos Olímpicos de Verão (ASOIF), que já é membro executivo do comitê.
Ferriani é membro do Comitê Olímpico Internacional (COI) desde 2016 e faz parte do Conselho Executivo da entidade desde 2018. Ele também é membro da comissão de coordenação dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022 e membro das três comissões do COI: sustentabilidade e legado, comitiva de atletas e mulheres no esporte. Ele competiu no Bobsleigh pela Itália entre 1984 e 1990.