Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), mais da metade dos brasileiros não pratica esporte ou atividades físicas regulares
Por ASCOM / Ministério da Cidadania
15 de julho de 2022 / Curitiba (PR)
O panorama dos programas e dos projetos governamentais voltados para o esporte brasileiro foi apresentado, nesta terça-feira (05.07), durante audiência pública na Comissão de Esporte da Câmara dos Deputados em Brasília. O ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, e o secretário Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Marcelo Magalhães, detalharam as políticas públicas desenvolvidas no País.
Iniciativas como os Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s), o Plano Nacional do Desporto (PND) – enviado ao Congresso Nacional para aprovação -, a Estação Cidadania, o Programa Bolsa Atleta, a Lei de Incentivo ao Esporte, o Auxílio Esporte Escolar (benefício complementar do Auxílio Brasil), a Academia & Futebol e o Jogo Limpo da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) foram esmiuçadas.
As estatísticas reforçam a importância das políticas públicas e do investimento na área. Mais da metade dos brasileiros não pratica esporte ou atividades físicas regulares, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). Já o estudo Diagnóstico Nacional do Esporte revela que mais de 30% dos jovens, entre 15 e 19 anos, são sedentários.
Durante a audiência pública, foram destacados o incentivo ao esporte educacional e o pleno desenvolvimento esportivo, da base ao alto rendimento, da criança à terceira idade, por meio de programas como o Vem Ser! e o Forças no Esporte, em parceria com o Ministério da Defesa. Também foi explicada a estrutura do Ministério da Cidadania, que conta na área esportiva com quatro diretorias e seis secretarias nacionais.
Além disso, foi detalhado como é feita a articulação no Sistema Brasileiro do Desporto, que conta com: a Secretaria Especial do Esporte; o Conselho Nacional do Esporte; as secretarias estaduais; o Comitê Olímpico do Brasil (COB); o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB); o Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos; o Comitê Brasileiro de Clubes, a Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) e a Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), entre outras entidades.
Estiveram presentes na audiência: o secretário nacional de Alto Rendimento, Bruno Souza; a secretária nacional da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), Luisa Parente; o secretário nacional do Paradesporto, José Agtônio Guedes; o secretário nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, Ronaldo Lima; a secretária nacional de Incentivo e Fomento ao Esporte, Michelle Vinecky e; a secretária nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis), Suzana Laranja.