A ligação entre a cidade portuguesa e o esporte brasileiro é marcada pela utilização das instalações do complexo esportivo da cidade pelos atletas do Time Brasil durante a Missão Europa
Fonte COB
10 de novembro de 2021 / Curitiba (PR)
A Câmara Municipal de Rio Maior, em Portugal, homenageou o Comitê Olímpico do Brasil (COB) no último sábado (6) com a medalha de mérito em grau prata. A homenagem celebrou a ligação entre a cidade portuguesa e o esporte brasileiro, marcada pela utilização das instalações do complexo esportiva da cidade pelos atletas do Time Brasil durante a Missão Europa, em 2020. A cerimônia aconteceu em comemoração ao aniversário de 185 anos de Rio Maior.
O presidente do COB, Paulo Wanderley, não pôde comparecer ao evento devido à pandemia de covid-19, mas gravou um vídeo em agradecimento à homenagem.
“A parceria estabelecida com Rio Maior e com Desmor, em um momento tão difícil pelo qual passamos, foi fundamental para a conquista das sete medalhas de ouro, seis de prata e oito de bronze, totalizando 21 medalhas, sendo este o melhor resultado do Brasil em Jogos Olímpicos. 120 atletas brasileiros que competiram nos Jogos de Tóquio estiveram em Portugal em 2020, no que chamamos de Missão Europa. E grande parte deles, incluindo nossos medalhistas, completaram sua preparação em Rio Maior. Por tudo isso, o Comitê Olímpico do Brasil recebe com imensa alegria esta belíssima homenagem oferecida pela Câmara Municipal de Rio Maior”, disse o presidente Paulo Wanderley.
A iniciativa de levar os atletas brasileiros para treinarem principalmente no Rio Maior Sports Centre, um dos principais centros de treinamento de alto rendimento do mundo, teve como objetivo minimizar os danos na preparação, devido ao adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio, e recolocá-los em atividade o quanto antes. Ao todo, 13 modalidades passaram pelo complexo esportivo português.
Complexo desportivo Rio Maior
De julho a dezembro de 2020, o Rio Maior Sports Centre, um complexo esportivo situado a 75km da capital Lisboa, recebeu a maioria dos atletas do Time Brasil que foram para a Missão Europa. A estrutura foi escolhida por ser um dos principais centros de treinamento do mundo pela Associação de Centros de Performance Esportiva (ASPC).
O espaço possui um complexo aquático, com piscina olímpica (50m), semiolímpica (25m) e tanque de saltos; um estádio, com pista de atletismo, que abriga até 6.500 espectadores; um ginásio para os esportes coletivos, com 2.000 lugares; duas salas de combate de 360m²; fora quadras de tênis, padel e campos de futebol.
Além de Rio Maior, a Missão Europa teve três subsedes: Cascais (vela), Coimbra (judô) e Sangalhos (ginástica artística e rítmica), sempre cumprindo rígidos protocolos sanitários.