O presidente da World Taekwondo foi o fundador da entidade humanitária em 2018, durante uma reunião das Nações Unidas
Por Dan Palmer / Inside the Games
15 de abril de 2022 / Curitiba (PR)
Em reunião online do conselho da Fundação Humanitária de Taekwondo (THF), Chungwon Choue foi reeleito por unanimidade como o presidente da entidade. Ele é, também, presidente da World Taekwondo e fundou a THF em 2015 para ensinar taekwondo a refugiados e pessoas deslocadas em todo o mundo. A criação, na época, foi anunciada no Dia Internacional da Paz, na sede das Nações Unidas em Nova York.
Existem projetos da THF em andamento em todo o mundo, incluindo uma academia – a principal da entidade – no Campo de Refugiados de Azraq, na Jordânia, que recebe pessoas que fugiram da guerra na Síria, um país vizinho. “Estou muito honrado por ter sido reeleito e por poder continuar contribuindo com a THF. Nos últimos seis anos nós pudemos testemunhar o impacto positivo do taekwondo na vida dos refugiados, já que é um esporte que proporciona alegria e esperança aos praticantes, além de ser uma ferramenta de aprendizado e habilidades inestimáveis para promover mais qualidade de vida”, expressou-se o presidente Choue.
“Estamos todos orgulhosos do trabalho que vem sendo feito na THF, mas também entendemos que existe muito a ser feito ainda, por isso, estamos muito animados com o futuro”, foram as palavras finais de Choue.
Anna Panka, Jean-Marie Ayer, Maher Magableh e Richard Barnor foram reeleitos como membros do conselho da THF na mesma reunião que elegeu o presidente. O balanço financeiro de 2021 também foi aprovado.
Na reunião, foram apresentados diversos projetos em países como Jordânia, Ruanda, Eswatini, Suíça, França e Turquia. O software de relatórios de dados estará em operação a partir deste mês, permitindo que todos os treinadores relatem suas atividades após cada sessão de treinamento.Espera-se que a THF possa produzir um atleta olímpico de Paris 2024, como parte da Equipe Olímpica de Refugiados.