Através da iniciativa empresas poderão apoiar e patrocinar o projeto, que visa impactar mais de 200 crianças e adolescentes em todo o país
Fonte CBRu
19 de agosto de 2021 / Curitiba (PR)
O Projeto Nina, criado pela Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) que visa fomentar o rugby feminino de base no Brasil, conseguiu, nesta semana, a aprovação de um projeto junto à Secretaria Especial do Esporte para fazer a captação de recursos por meio da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE). Com isso, empresas poderão apoiar e patrocinar a iniciativa, que prevê impactar mais de 200 crianças e adolescentes em várias regiões do país.
O programa foi lançado este ano e envolve oito equipes das cinco regiões do país em um primeiro momento, além de outras 11 equipes convidadas a participar das formações e capacitações do projeto. As primeiras ações vêm acontecendo através de encontros virtuais com representantes dos oito clubes.
Um dos pilares do projeto visa o desenvolvimento de um espaço seguro, utilizando metodologias que atendam às necessidades específicas de gênero, bem como o empoderamento feminino direcionado ao desenvolvimento de meninas de 7 a 17 anos. O principal objetivo é fortalecer a transição do rugby infantil para o juvenil, e do juvenil para o adulto.
Uma das etapas do projeto, chamada Nina Day, prevê a realização de cursos de captação e retenção de jogadores, cursos de coaching e princípios de liderança, eventos locais e nacionais. A captação auxiliará na realização de festivais, palestras e clínicas com as participantes do projeto, e, além disso, possibilitará que profissionais acompanhem o desenvolvimento junto aos clubes participantes.
As equipes selecionadas para a primeira etapa são Acemira Rugby, de Belém (PA); Antiqua, de Pelotas (RS); Charrua, de Porto Alegre (RS); Goianos Rugby, de Goiânia (GO), Maricá, de Maricá (RJ); Rio Branco, de São Paulo (SP); São José Rugby, de São José dos Campos (SP) e Ymborés Rugby Club, de Vitória da Conquista (BA).