Vários destaques estão confirmados na competição. Uma das atrações é Júlia Silva Gonçalves, do Barra do Garças (MT), bronze no Sul-Americano sub 18
Fonte CBAt
2 de outubro 2021 / Curitiba (PR)
O Campeonato Brasileiro Loterias Caixa sub 16 de Atletismo, que será disputado desta sexta-feira (1º) até domingo (3), no Centro Nacional de Treinamento em Atletismo, na cidade de Cascavel (PR), mostrará a cara das novas promessas no esporte. Afinal, a categoria é a primeira nas competições nacionais da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). O Brasileiro sub 16 será transmitido ao vivo pelo YouTube da CBAt.
A mato-grossense Júlia Silva Gonçalves, do Barra do Garças (MT), é uma das atrações. Medalha de bronze nos 800m no Sul-Americano sub 18 de Encarnación, no Paraguai, aos 15 anos, ela disputará duas provas em Cascavel: 1.000m e 1.000m com obstáculos. Campeã brasileira sub 18 dos 800m, ela lidera o ranking dos 1.000m, com 2min57s63.
Outro candidato é o gaúcho Julian Nunes Ávila, da Sogipa (RS), que lidera o ranking brasileiro da categoria dos 75m, com 8s69 (0.2), e dos 250m, com 28s80. Aos 14 anos, ele mostra potencial. “Ele é muito jovem ainda, é um iniciante, mas está na sua melhor forma física e técnica”, disse o treinador José Haroldo Loureiro Gomes, o Arataca. “Com certeza será um candidato forte ao lugar mais alto do pódio, mas nesta categoria tudo se decide na hora da prova”, disse o treinador da Sogipa, que inscreveu 22 atletas na competição.
Já o IPEC, de Londrina (PR), tem dois destaques da nova geração: Luís Felipe Abílio Gomes Barbosa, no lançamento do martelo, e Alberto Rodrigues dos Santos Filho, no lançamento do disco. Ambos, aos 15 anos, são favoritos em suas provas. Luís Felipe, paranaense de Cascavel, lidera o ranking brasileiro sub 18, com 61,75m. Ele representou o Brasil no Sul-Americano da categoria, encerrado domingo (26). Foi campeão brasileiro sub 18, em agosto, em São Paulo. Já Alberto, paulista de Araçatuba, é o primeiro colocado no Ranking sub 16 do disco, com 56,73m.
Em outro tradicional formador de atletas, assim como o IPEC, a ASEMPAR de Paranavaí (PR) tem como atração, segundo o treinador Aguinaldo Souza dos Santos, Eric Guedes Cardoso, de 15 anos, líder do ranking brasileiro do salto em altura, com 1,87m, e vice-líder do salto triplo, com 12,25m (-0.1). O paranaense de Paranavaí vai disputar o salto em altura e o pentatlo em Cascavel.
O Brasileiro Loterias Caixa sub 16 reunirá cerca de 480 atletas de 102 clubes, representando 17 estados e o Distrito Federal. A competição terá transmissão ao vivo pelo YouTube da CBAt.