Brasil é campeão por equipes na Copa Satélite de Esgrima

Brasil é campeão por equipes na Copa Satélite de Esgrima

O evento foi realizado no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, na Zona Sul de São Paulo

Fonte CPB
4 de outubro 2021 / Curitiba (PR)

A esgrima em cadeira de rodas brasileira fechou a Copa Satélite com chave de ouro. No domingo (3), último dia do torneio, o país conquistou as duas medalhas de ouro nas competições por equipes, na espada masculino e florete feminino. O evento aconteceu no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, e contou com a participação de atletas brasileiros e de outros países.

No florete, Mônica Santos, Rudineia Manica, Ana Elisa Paz e Paula Lubianca são atletas do Grêmio Náutico União, enquanto o time da espada, com Jovane Guissone, Sandro Colaço, Moacir Ribeiro e Izaias Silva, é formado por esgrimistas da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná.

As meninas do União entraram na disputa já na fase final. Na decisão do título, iniciaram perdendo, mas reagiram a chegaram no confronto decisivo com larga vantagem, de 40 a 24. Apesar disso, Fabiana Soares deu muito trabalho para Mônica Santos, que vibrou muito ao marcar o 45° ponto e finalizar em 45 a 38.

“Ganhar o ouro em equipes é sempre mais gostoso, pois a gente consegue demonstrar uma união, tanto do Brasil quanto do Rio Grande do Sul”, disse Mônica Santos. Já a caçula do time, Paula Lubianca, resumiu o sentimento após o ouro: “Estou absurdamente feliz”.

Na espada, Jovane Guissone fez parte do time campeão em mais uma conquista nesta Copa Satélite. Ele levou a medalha de ouro nas três provas que participou, florete individual, espada individual e espada por equipes. Moacir Ribeiro e Sandro Colaço tiveram grande atuação também na decisão. O primeiro venceu dois duelos e empatou um, enquanto o segundo marcou 25 dos 45 pontos contra os colombianos, com vitória de 45 a 36.

“Fico muito feliz de representar o Brasil, feliz por nossa equipe campeã e feliz também pelo time que ficou com a medalha de bronze”, resumiu Guissone. O medalhista de prata nos Jogos de Tóquio se tornou referência para todos os demais esgrimistas, segundo Moacir Ribeiro.

Na disputa feminina, a equipe mista que ficou em terceiro lugar tinha a presença das brasileiras Fabiana Soares e Rayssa Veras, além da colombiana Laura Trejos. Na espada, o time brasileiro que ficou com bronze era formado por Clodoaldo Zafatoski, Anderson Pires, Rodrigo Massarutt e Jonathan Scheuer.

A Copa Satélite foi organizada pela Confederação Brasileira de Esgrima (CBE) e foi a primeira competição da modalidade realizada em solo brasileiro após os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.

O próximo desafio dos brasileiros da esgrima em cadeira de rodas será o Campeonato Brasileiro, marcado para acontecer entre 1 e 5 de dezembro, em Santo André, São Paulo.

https://cbclubes.org.br

administrator

Outras Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *