Foram abordadas uma série de conteúdos educacionais sobre antidopagem, além de informações relevantes sobre a atuação da entidade no mês de novembro
Fonte CBC
17 de dezembro de 2021 / Curitiba (PR)
A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) acaba de apresentar seu boletim do mês de novembro, divulgando uma série de conteúdos educacionais sobre a antidopagem e informações relevantes sobre a atuação da entidade no último mês. A representatividade internacional da entidade brasileira é o tema de abertura do boletim, que traz também um comemorativo referente aos 10 anos de atuação, completados no último dia 30 de novembro.
Órgão de controle de dopagem no Brasil, a ABCD realizou nestes anos de existência mais de 30 mil testes e contemplou mais de 250 mil pessoas, sendo atletas, equipes de apoio e familiares, por meio de ações educacionais.
Desde 2019, a ABCD consolidou parcerias no âmbito internacional, regulamentou a Lei da Política Nacional Antidopagem e retomou a conformidade perante a Convenção da UNESCO. Neste ano, além da publicação do novo Código Brasileiro Antidopagem, a ABCD realizou importantes ações educacionais, como o 3º Seminário Brasileiro Antidopagem, o novo Plano de Educação e o 2º Encontro do Fórum Brasileiro Antidopagem.
Criada em 30 de novembro de 2011 por meio do decreto 7.630, com vistas aos Jogos do Rio 2016, a ABCD é um dos principais legados deste grande evento esportivo. Durante sua atuação, ocorreu o processo de recreditação do Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD), em 2014. Reinaugurado em 2015, o LBCD, localizado no Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi responsável por mais de seis mil análises durante os Jogos de 2016.
O conteúdo do mês de novembro também apresenta o planejamento e as perspectivas para 2022, além da divulgação do Calendário Brasileiro Antidopagem, uma agenda digital que reúne eventos com temática antidopagem realizados no país.
O Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) é parceiro da ABCD na campanha #JogoLimpo, uma ação que tem como objetivo o compartilhamento de informações, desde os atletas de base até os treinadores, sobre as regras antidopagem, destacando os valores do esporte e contribuindo com a divulgação das boas práticas.