Atletas recebem apoio especial na disputa do Mundial Sub 20 de atletismo

Atletas recebem apoio especial na disputa do Mundial Sub 20 de atletismo

Competição juvenil foi iniciada nesta madrugada no Estádio Kasarani, em Nairóbi, capital do Quênia e maior cidade da África Oriental

Fonte ASCOM / CBAt
18 de agosto de 2021 / Curitiba (PR)

O Brasil participa, a partir de hoje da 18ª edição do Campeonato Mundial Sub 20 de Atletismo, antigamente denominado como Juvenil, no Estádio Kasarani, em Nairóbi, no Quênia. A equipe nacional conta com 19 atletas – seis mulheres e 13 homens – e todos receberam mensagens inspiradoras para a disputa da competição, que reúne, a princípio, 973 atletas de 119 países.

Joaquim Cruz, Maurren Maggi e Darlan Romani enviaram vídeos de incentivo para os atletas. “Desejo sorte para todos vocês. Estão realizando um sonho antigo meu de visitar o Quênia e os amigos que fiz na minha carreira nas competições. Os quenianos são bravos, mas os brasileiros são mais ainda. Não se sintam intimidados. Metam bronca, não ‘respeitem’ ninguém. Amigos fora da pista, mas na competição senso de igualdade e de superioridade”, disse Joaquim Cruz, medalha de ouro nos 800m dos Jogos Olímpicos de Los Angeles 1984, prata em Seul 1988, e ex-recordista mundial sub 20 dos 800m.

Maurren Maggi, campeã olímpica do salto em distância em Pequim 2008, a primeira medalha de ouro individual do atletismo brasileiro e sul-americano, também mandou mensagem. “Desejo muita boa sorte a todos vocês que vão nos representar no Quênia. Façam o melhor de vocês e o resultado vem. Estamos na torcida”, disse Maurren.

Já Darlan Romani, recordista sul-americano do arremesso do peso, também se animou com a competição. “Desejo boa sorte e sucesso para todos aí no Mundial. Vão em busca de seus sonhos e acreditem no trabalho que foi feito, que o resultado vem”, comentou o quarto colocado na Olimpíada de Tóquio.

Joaquim Cruz, medalha de ouro nos 800m dos Jogos Olímpicos de Los Angeles (1984) e vice-campeão olímpico em Seul (1988) © Agência Brasil

O Mundial, que começaria nesta terça-feira (17), foi aberto oficialmente nesta madrugada, devido a problemas de logística provocados pela pandemia. Logo na etapa de abertura da competição dois representantes brasileiros disputarão as eliminatórias dos 100m: Izaias Alves Sales e Robson Lins Aguiar.

Quem passar, disputará as semifinais no mesmo dia. Também na etapa da tarde, em Nairóbi, manhã no Brasil, estão previstas as eliminatórias dos 400m feminino, com Érica Cavalheiro, e dos 400m masculino, com Vinicius Galeno.

Antes de viajarem para Nairóbi, os atletas participaram de um Camping de Treinamento Pré-Mundial, em Bragança Paulista (SP). O treinador Jayme Netto Junior, do Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, participou dos treinos das provas de velocidade e revezamentos. “Embora com pouco tempo, o treinamento foi muito produtivo. Fiquei bastante contente com a participação dos meninos do 4x100m, com a motivação e envolvimento, de entender todo o processo, metodologia da troca de bastão e técnicas de aproximação”, comentou Jayme, responsável pelos resultados expressivos do revezamento brasileiro 4×100 masculino, medalha de bronze em Atlanta 1996 e prata em Sydney 2000, entre muitos outros.

“Os atletas entenderam muito bem a metodologia. Fizeram dois 4x50m, no primeiro não foram bem, mas no segundo ficaram bem próximos do que os adultos estavam fazendo. Agora é esperar para ver o que farão no Mundial. Fiquei motivado com a participação dos meninos no Camping”, observou.

Medalhas do Brasil em Mundiais Sub 20

Ouro
Clodoaldo Gomes da Silva – 20km – Lisboa 1994
Thiago Braz – Salto com vara – Barcelona 2012
Izabela Rodrigues – Lançamento do disco – Eugene 2014

Prata
Vanda Ferreira Gomes – 200m – Pequim 2006
Mirieli Estaili Santos – Salto triplo – Tampere 2018

Bronze
Juliana Paula Santos – 800m – Kingston 2002
Keila Costa – Salto triplo – Kingston 2002
Júlio César Oliveira – Lançamento do dardo – Grosseto 2004
Barbara Farias, Barbara Leôncio, Luana Correa e Rosangela Santos – 4x100m – Bydgoszcz 2008
Tamiris de Liz – 100m – Barcelona 2012
Tâmara Alexandrino – Heptatlo – Barcelona 2012
Thais Vides, Tamiris de Liz, Camila Souza, Nathalia Rosa e Jessica Reis – 4×100 m – Barcelona 2012
Mateus Daniel Adão de Sá – Salto triplo – Eugene 2014
Alison dos Santos – 400m com barreiras – Tampere 2018

administrator

Outras Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *