O Campeonato Brasileiro Interclubes de ginástica artística serviu como forma de atualização para os rankings de clubes por esporte e gênero na modalidade
Por CBC
7 de outubro 2021 / Curitiba (PR)
Entre os dias 27 de setembro e 2 de outubro, aconteceram as competições do Campeonato Brasileiro Interclubes de ginástica artística, o Torneio Nacional Caixa. A competição trouxe atualizações para o ranking de clubes por esporte e por gênero da ginástica artística, com o Esporte Clube Pinheiros (SP) liderando o ranking de clubes da ginástica artística no masculino e o Clube de Regatas do Flamengo (RJ), no feminino.
Confira os resultados completos do CBI, que teve como campeão o Minas Tênis Clube (MG), na categoria masculina, e o Clube de Regatas do Flamengo (RJ), na feminina.
Os resultados dos CBI, para efeito da construção dos rankings, consideram apenas os clubes participantes do Programa de Formação de Atletas do CBC.
Confira o ranking de clubes por esporte e por gênero da ginástica artística.
Acesse a resolução da diretoria e entenda os critérios de posicionamento no ranking de clubes.
Rebeca Andrade, do Flamengo, e Arthur Nory, do Pinheiros, voltaram a competir após os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, e foram destaque no CBI. Dois meses depois de ganhar duas medalhas em Tóquio, uma de ouro e uma de prata, Rebeca confirmou o favoritismo no campeonato disputado em Aracaju (SE). Já no primeiro dia de disputas adultas do Torneio Nacional Caixa a ginasta conquistou o título de campeã no individual geral.
Nory, que é campeão mundial, agora também detém o título nacional após a conquista do campeonato na barra fixa. Além disso, ele foi vice-campeão no solo ao lado do companheiro de clube Patrick Correa.
Os dois atletas, junto com outros grandes nomes brasileiros no esporte, como Caio Souza, do Minas Tênis Clube, e Jade Barbosa, do Flamengo, foram destaques no campeonato, o que foi evidenciado em reportagem do Fantástico que foi ao ar no domingo (3).
A trajetória desses atletas comprova a força dos clubes na formação olímpica, com destaque para o Clube de Regatas do Flamengo (RJ), Esporte Clube Pinheiros (SP) e Minas Tênis Clube (MG), todos filiados plenos ao CBC, beneficiados pelos três eixos do Programa de Formação: recursos humanos; materiais e equipamentos esportivos; e competições.