O Dia Mundial da Saúde Mental serviu como gancho para aumentar a conscientização sobre questões de saúde mental e mobilizar esforços de apoio
Por COI
11 de outubro de 2021 / Curitiba (PR)
O Comitê Olímpico Internacional (COI) implementou ferramentas e iniciativas para apoiar a saúde mental e o bem-estar dos atletas, incluindo:
- Kit de ferramentas de saúde mental do COI para atletas de elite;
- Linha de apoio mentalmente ajustável;
- Conteúdo educacional elaborado por especialistas, disponível no Athlete365.
A saúde mental dos atletas sempre foi uma prioridade para o COI, e, com a pandemia de covid-19 forçando o adiamento dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 por um ano, os desafios dos atletas da elite acentuaram-se. A necessidade de apoiar o bem-estar dos atletas, dentro e fora do campo de jogo, ficou ainda mais evidente com a decisão da ginasta dos EUA Simone Biles de afastar-se da competição para priorizar sua saúde mental em Tóquio 2020.
“Não há problema em não ficar bem”
Em entrevista exclusiva publicada hoje pela www.olympics.com, Simone Biles, referindo-se a jovens mulheres que participam do seu Gold Over America Tour, disse: “Espero que elas percebam que não há problema em não ficar bem. Você pode falar pelo que acredita e pode fazer as coisas sozinho. Às vezes, é assim que você se levanta e se recupera”.
Leia a entrevista completa com Simone Biles
Conteúdo educacional elaborado por especialistas disponível no Athlete365
Ao longo de outubro, o Athlete365 – plataforma do COI dedicada à comunidade de atletas – está tomando medidas extras para aumentar a conscientização e reduzir o estigma em torno da saúde mental do atleta com um mês inteiro de artigos, entrevistas e conversas em todo o site Athlete365 e seus canais oficiais de mídia social.
A campanha baseia-se nos recursos existentes e fornece aos atletas habilidades essenciais e cotidianas na gestão de sua saúde mental, particularmente no reconhecimento de quando e como procurar ajuda. Também haverá conteúdo educacional projetado especificamente para treinadores e membros das comissões técnicas mostrando como podem reconhecer os sinais e sintomas de que um atleta pode estar travando uma luta interna, assim como a importância de oferecer-lhe apoio.
Embora este conteúdo exclusivo seja publicado ao longo de outubro, ele permanecerá no site do Athlete365, de forma que atletas, treinadores e membros das comissões possam consultá-lo a qualquer momento. Além disso, a página #MentallyFit – divulgada em toda a Vila Olímpica nos Jogos de Tóquio 2020 – já apresenta uma série de recursos e conselhos de especialistas que podem ser acessados agora.
Kit de ferramentas de saúde mental do COI para atletas da elite
Lançado na primavera de 2021 como parte da implementação prática da Agenda Olímpica 2020+5, o kit de ferramentas de saúde mental para atletas do alto rendimento do COI foi projetado para ajudar as partes interessadas do movimento olímpico a desenvolverem e implementarem iniciativas relacionadas à proteção e promoção da saúde mental e do bem-estar entre atletas de elite.
O kit de ferramentas é uma iniciativa conjunta das comissões médica e científica e de atletas e de grupos de trabalho de saúde mental, todas pertencentes ao COI e responsáveis por fornecer uma visão geral dos sintomas e distúrbios de saúde mental comumente vistos em atletas de elite. Mostra os papéis e as responsabilidades dos principais grupos de oferecerem recursos adicionais relevantes, programas informativos e educacionais sobre o assunto para preparar melhor as equipes técnicas e os atletas.
A linha de apoio mentalmente ajustada
Introduzida para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020, bem como para os próximos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022, a Mentally Fit Helpline é um serviço que funciona 24 horas e oferece suporte à saúde mental e ao bem-estar dos atletas. Ele é oferecido por conselheiros especializados e está disponível em mais de 70 idiomas.
Atletas que participaram de Tóquio 2020 foram escalados para receber seis sessões gratuitas de aconselhamento por até três meses após a competição. Esta linha de apoio permanecerá em vigor para atletas olímpicos e paralímpicos que vão competir em Pequim 2022.
Conferência mundial do COI sobre prevenção de lesões e doenças no esporte
A prevenção de problemas de saúde mental entre atletas da elite também estará na agenda da Conferência Mundial do COI sobre prevenção de lesões e doenças no esporte, que será realizada em Mônaco de 25 a 27 de novembro de 2021.
A conferência apresentará informações baseadas em evidências sobre métodos para prevenir lesões, doenças e outros problemas de saúde associados à participação esportiva, a partir de uma perspectiva multidisciplinar.