Thiago Braz usa ginástica para se reinventar após Tóquio e mira pódio em Mundial: “Estou aqui para ganhar”

Thiago Braz usa ginástica para se reinventar após Tóquio e mira pódio em Mundial: “Estou aqui para ganhar”

Saltador, ouro no Rio e bronze no Japão, usa outra modalidade para melhorar condição física e renovar sonhos rumo às Olimpíadas de Paris, onde quer se isolar como maior medalhista do atletismo nacional

Por Felipe Brisolla e Paulo Roberto Conde / GE
11 de outubro de 2021 / Curitiba (PR)

Thiago Braz é daquele tipo de atleta que gosta da pressão imposta pelos grandes momentos. Foi diante deles que ele cresceu e conquistou duas medalhas olímpicas. Na Rio 2016, quando levou o ouro, e mais recentemente em Tóquio, quando pôs no peito o bronze. Com apenas 27 anos, já entrou para a história como um dos maiores saltadores com vara em todos os tempos, mesmo sem ainda ter no currículo pódios em Campeonatos Mundiais e Jogos Pan-Americanos.

Pois é exatamente atrás dessas conquistas que ele vai atrás dentro de um ciclo que desembocará em Paris no ano de 2024. Em 2022, o Mundial será realizado em Eugene, nos EUA, e em 2023 em Budapeste, na Hungria. O Pan de 2023 ocorrerá em Santiago, no Chile.

“O pós-medalha tem sido muito especial para mim. Esse é um momento de se reinventar, de resiliência. Eu tenho olhado novos objetivos com outros olhos e vendo que tem muito mais pela frente. Tem Mundial, tem Jogos Pan-Americanos e outras Olimpíadas daqui a três anos. Então, estou muito empolgado. Medalha em Mundial é uma coisa que não tenho”, afirmou Thiago em entrevista ao GE e ao Esporte Espetacular.

É um discurso de quem passou todo o ciclo olímpico rumo a Tóquio contestado. O saltador ficou longe de sua melhor marca pessoal (6,03m, até hoje recorde olímpico), não chegou a pódios internacionais relevantes e foi até mesmo demitido do clube que defendia – o Pinheiros. Por sinal, ainda está sem agremiação para representar.

Mas, ainda assim, na hora de disputar uma medalha em Tóquio ele teve sangue frio de obter seu melhor desempenho no ano e figurar entre os três melhores (o ouro ficou com o sueco Armand Duplantis e a prata com o norte-americano Christopher Nilsen).

Thiago Braz na final do salto com vara em Tóquio © Gaspar Nobrega / COB

Tudo isso caiu como uma constatação:

“Estou me conhecendo, fazendo uma boa progressão nos meus resultados e provando que sou um ótimo atleta. Eu estou aqui para ganhar medalha e vai dar certo. Nas próximas competições, eu preciso trazer mais medalhas porque eu quero isso para mim”, disse.

Por isso, não há tempo a perder na agenda de prioridades. Pouco mais de um mês depois de Tóquio, Thiago já voltou aos treinos em São Paulo, onde tem sido orientado por Elson Miranda. Ambos recebem a planilha de atividades do ucraniano Vitaly Petrov, que é o treinador principal do saltador. Tanto Thiago quanto Vitaly treinam juntos em Formia, na Itália, onde devem se reencontrar em outubro.

E o saltador brasileiro tem feito uso de um expediente diferente para agregar nos treinamentos: a ginástica artística. A reportagem acompanhou uma sessão dele em uma academia na zona sul de São Paulo, onde Thiago fez saltos, barras e exercícios de solo.

“A ginástica me dá uma noção corporal e eu preciso muito disso. Na hora do salto, qualquer tipo de sensação que vai mudar de direção precisa ter uma estratégia ali, seja para abortar ou para tentar adaptar coisas. Isso tudo pode ser treinado aqui, na ginástica, então é super importante”, comentou.

Se tudo der certo como Thiago planeja, pode ser que Paris o isole como o representante mais medalhado do atletismo brasileiro em Olimpíadas em todos os tempos. Atualmente, ele, com seu ouro e sua prata, está em um grupo com Adhemar Ferreira da Silva, Nelson Prudêncio, João do Pulo, Robson Caetano, André Domingos e Joaquim Cruz com dois pódios. Na capital francesa, o saltador pode se tornar o único “tri”.

“É um sonho. Está no meu caderninho, entrou como objetivo na minha vida, na minha carreira. Eu vou em busca disso também”, finalizou.

https://carros.peugeot.com.br

administrator

Outras Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *