Com 13 candidatas para quatro vagas, CBB escolherá cidades que receberão partidas da Copa América em 2022
Fonte Máquina do Esporte
7 de outubro 2021 / Curitiba (PR)
Os bastidores do basquete brasileiro ficarão agitados nos próximos dias. Na próxima sexta-feira (14), a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) define, junto com os organizadores, as quatro cidades-sedes da AmeriCup 2022, a Copa América masculina da modalidade, que será realizada no Brasil.
Ao todo, 13 cidades de nove estados disputam o direito de ser uma das quatro sedes. Nos últimos dois meses, desde que o país ganhou a concorrência para abrigar a competição, que os organizadores realizaram visitas técnicas pelas cidades para chegar à lista final com as cidades de Salvador (BA), Recife (PE), Vitória (ES), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Uberlândia e Ipatinga (MG), Canoas (RS) e as cidades paulistas de São José dos Campos, Franca, São Bernardo do Campo e São José do Rio Preto.
“A grande procura por parte das cidades brasileiras para receber o evento, de norte a sul do país, mostra a força do basquete. Tenho certeza de que as quatro cidades que forem escolhidas ajudarão nós, brasileiros, a entregar um grande evento para as Américas”, afirma o presidente da CBB, Guy Peixoto Jr.
A AmeriCup acontece entre os dias 3 e 11 de setembro de 2022. O evento terá a participação de Brasil, Argentina, Estados Unidos, Canadá, México, República Dominicana, Porto Rico, Venezuela, Uruguai, Panamá, Ilhas Virgens e Colômbia. A organização do evento é fruto de uma parceria da CBB com a holding de marketing esportivo do jogador da seleção brasileira de futebol, Daniel Alves.
“Fizemos as visitas técnicas em todas as cidades que se interessaram em receber a AmeriCup e até o fim da próxima semana teremos tudo fechado para anunciar as quatro sedes do torneio. A partir daí, daremos um passo importante para, com praticamente um ano de antecedência, nos organizarmos para entregar um evento de excelência”, diz Maurício Santos, executivo da AmeriCup no Brasil.
A escolha das sedes também tem agitado as cidades candidatas. Para Vicente Neto, diretor geral da SUDESB (Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia), a importância do evento ajudaria no estado abrigando jogos do torneio. “Estou na torcida total pela escolha da Bahia como umas das sedes da AmeriCup, pela importância desse evento para o esporte nacional”, disse.
Para o prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, receber o evento significa retomar a tradição da cidade mineira no esporte. “Nossa cidade sempre teve um grande protagonismo no esporte nacional e estamos trabalhando para sediar a Copa América”, afirmou.
Uma das quatro sedes do Mundial de handebol, em 2011, São Bernardo do Campo se apoia na infraestrutura para receber a AmeriCup. “Nossa cidade tem uma grande tradição e, mais do que isso, temos uma grande infraestrutura para o basquete. Estamos muito empenhados em sediar a Copa América”, declarou Alex Mognon, secretário de esportes da cidade na região metropolitana de São Paulo.