Albanês é suspenso acusado de falsificar marca que o levou às Olimpíadas

Albanês é suspenso acusado de falsificar marca que o levou às Olimpíadas

Izmir Smajlaj é acusado de manipular resultado que o classificou para os Jogos de Tóquio

Por Redação do GE
14 de dezembro de 2022 / São Paulo (SP)

A Unidade de Integridade do Atletismo (AIU) anunciou nesta sexta-feira a suspensão provisória do albanês Izmir Smajlaj por quebrar o Código de Conduta da World Athletics, a federação internacional da modalidade. O atleta do salto em distância é acusado de falsificar a marca que o classificou para as Olimpíadas de Tóquio, no ano passado.

Smajlaj venceu o meeting Dita E Kercimeve na Albânia em maio de 2011 com um salto de 8,16m, recorde nacional albanês. A marca ainda não alcançava o índice para os Jogos do Japão, mas permitiu a classificação olímpica do saltador através do critério de universalidade. Segundo essa regra, todo país tem o direito de enviar às Olimpíadas um atleta de cada gênero no atletismo desde que provem ter nível técnico para competir.

“É alegado que informações falsas foram enviadas à World Athletics e à AIU em apoio ao resultado desta competição. A manipulação da competição é uma séria ameaça à integridade do atletismo, e a AIU está empenhada em proteger nosso esporte disso”, afirmou a AIU.

O saltador acabou na 17ª posição dos Jogos de Tóquio, com a marca de 7,86m, fora da final do salto em distância.

Além de Izmir, também estão suspensos provisoriamente dois dirigentes da federação albanesa de atletismo: o presidente Gjegj Ruli e o secretário geral Nikolin Dionisi. Se confirmada, a falsificação pode custar ao trio o banimento do esporte.

https://www.aminovital.com.br

administrator

Outras Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *