A chama olímpica está a caminho de Pequim após cerimônia no Estádio Panatenaico, em Atenas

A chama olímpica está a caminho de Pequim após cerimônia no Estádio Panatenaico, em Atenas

A chama foi acesa tradicionalmente no berço das Olimpíadas e entregue ao comitê organizador de Pequim 2022 através de uma cerimônia formal

Por COI
21 de outubro de 2021 / Curitiba (PR)

A chama olímpica dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022 foi acesa e já está a caminho da cidade chinesa. Durante a cerimônia no histórico Estádio Panatenaico de Atenas, ela foi entregue pelo Comitê Olímpico Helênico (HOC) aos organizadores dos próximos Jogos.

A cerimônia, que aconteceu no Templo de Hera, contou com a presença dos vice-presidentes do COI Ser Miang Ng e Nicola Hoevertsz; o presidente da comissão de coordenação de Pequim 2022, Juan Antonio Samaranch; o membro honorário do COI, Sam Ramsamy. A delegação chinesa foi chefiada pelo vice-presidente do Comitê Olímpico da China Zaiqing Yu. O evento foi apresentado pelo presidente do HOC e membro do COI Spyros Capralos.

As sacerdotisas gregas entraram na arena e assistiram enquanto o grego Εvi Moraitidou, medalhista de prata nas Olimpíadas de Atenas em 2004 no pólo aquático, trouxe a chama para o estádio. Li Nina, medalhista olímpica de prata no esqui estilo livre em 2006 e 2010, da China, continuou a volta pela pista histórica, antes de entregar a tocha a Paraskevi Ladopoulou, atleta de cross country e biathlon da Grécia, que competirá em Pequim 2022 em cross country, para acender a pira.

Pequim vai escrever a história como a primeira cidade a sediar as duas edições dos Jogos Olímpicos, de inverno e verão. Os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022 têm como objetivo conectar o povo chinês com o mundo, trazendo à vida a visão da China de envolver 300 milhões de pessoas com esportes na neve e no gelo.

Como um símbolo de paz, unidade e solidariedade, a chama olímpica transmite os valores olímpicos a todos aqueles que a veem © Milos Bicanski / COI

Como um símbolo de paz, unidade e solidariedade, a chama Olímpica transmite os valores olímpicos a todos aqueles que a veem. A chama ajudará a criar expectativa entre os fãs das Olimpíadas, ansiosos por testemunhar as melhores estrelas dos esportes de inverno do mundo em ação, ao mesmo tempo que inspirará milhares de atletas que estão fazendo seus preparativos finais para esses Jogos.

Na cerimônia de entrega, Spyros Capralos disse: “Esta chama única transmitirá uma mensagem de paz e amizade. Mas também trará consigo o respeito e a boa vontade dos gregos para com o povo chinês. Duas nações que contam com milhares de anos de história e relações estreitas.”

Zaiqing Yu observou em seu discurso: “Em pouco tempo, a chama Olímpica será passada para Pequim pela segunda vez. Como um símbolo do espírito olímpico, ela viajará até a Grande Muralha e por outras partes da China, trazendo consigo a luz da paz e da amizade.”

Ele concluiu: “Os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022 serão iniciados em 4 de fevereiro de 2022. Comprometidos com uma abordagem ecológica, inclusiva, aberta e limpa para a preparação e hospedagem dos Jogos, ofereceremos um evento simplificado, seguro e esplêndido, que, esperançosamente, ajudará a promover o Movimento Olímpico e a construção de uma comunidade global de futuro compartilhado.”

A cerimônia de boas-vindas da chama será realizada em Pequim amanhã (20), com a chama inicialmente sendo exibida ao público na Torre Olímpica de Pequim antes de iniciar um tour de exibição. Mais perto dos Jogos, será realizado o tradicional Revezamento da Tocha Olímpica. Mais informações serão anunciadas pelo Comitê Organizador de Pequim 2022 após a cerimônia de chegada.

banner fiore

administrator

Outras Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *