Baixo orçamento faz Ana Moser procurar ajuda em outras pastas e vetar recursos para o e-sports

Baixo orçamento faz Ana Moser procurar ajuda em outras pastas e vetar recursos para o e-sports

Ministra do Esporte disse que recorrerá aos ministérios da Saúde, da Educação e do Desenvolvimento Social para executar suas políticas

Por Paulo Pinto / Global Sports
10 de janeiro de 2023 / São Paulo (SP)

Preocupada com o pequeno orçamento disponibilizado para sua pasta, em entrevista ao Globo.com a ministra Ana Moser afirmou que recorrerá à Saúde, à Educação e ao Desenvolvimento Social para implementar as políticas que entende necessárias para o Esporte

“Com esse orçamento não se consegue fazer atendimento em escala, ou seja, não há como desenvolver projetos e ações que atendam a um grande volume da população”, disse a ministra.

Ana Moser lembrou que a Educação atende a crianças e jovens, a Saúde atende a toda a população e o Desenvolvimento Social, com objetivos, atuações e formatos próprios, também serve à população de maneira geral.

“A politica do esporte tem de estar integrada nesses planos, projetos e atendimentos. É logico que isso é muito coisa da minha cabeça e fora do governo, mas vou buscar entender como tudo isso funciona na prática dentro da gestão pública. Vou buscar descobrir até mesmo para podermos atender às necessidades da pasta”, expôs Moser.

Esta não foi a única polêmica gerada pela ministra do Esporte, que está no cargo há menos de uma semana. Ana Moser afirmou com todas as letras, em entrevista ao UOL, que os esportes eletrônicos, conhecidos como e-sports, são parte de uma “indústria de entretenimento”.

E mais, ela afirmou que a modalidade não receberá incentivo financeiro do ministério e da LIE (Lei de incentivo fiscal) e destacou que a Lei Geral do Esporte, em tramitação no Senado, aponta que esporte é “toda forma de atividade predominantemente física que, de modo informal ou organizado, tenha por objetivo atividades recreativas, a promoção da saúde, o alto rendimento esportivo ou o entretenimento”.

“A meu ver, o esporte eletrônico é uma indústria de entretenimento, não é esporte. Então, você se diverte jogando videogame. Se treina para jogar, assim  como faz o artista. A Ivete Sangalo também treina para dar show, e não é atleta da música – é simplesmente uma artista que trabalha com entretenimento. O jogo eletrônico não é imprevisível. Ele é desenhado por uma programação digital, cibernética. É uma programação fechada, não é aberta, como o esporte”, disse a ministra do governo Lula.

https://www.aminovital.com.br

administrator

Outras Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *