Comissão de Esporte da Câmara dos Deputados debate programas governamentais

Comissão de Esporte da Câmara dos Deputados debate programas governamentais

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), mais da metade dos brasileiros não pratica esporte ou atividades físicas regulares

Por ASCOM / Ministério da Cidadania
15 de julho de 2022 / Curitiba (PR)

O panorama dos programas e dos projetos governamentais voltados para o esporte brasileiro foi apresentado, nesta terça-feira (05.07), durante audiência pública na Comissão de Esporte da Câmara dos Deputados em Brasília. O ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, e o secretário Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Marcelo Magalhães, detalharam as políticas públicas desenvolvidas no País.

Iniciativas como os Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s), o Plano Nacional do Desporto (PND) – enviado ao Congresso Nacional para aprovação -, a Estação Cidadania, o Programa Bolsa Atleta, a Lei de Incentivo ao Esporte, o Auxílio Esporte Escolar (benefício complementar do Auxílio Brasil), a Academia & Futebol e o Jogo Limpo da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) foram esmiuçadas.

As estatísticas reforçam a importância das políticas públicas e do investimento na área. Mais da metade dos brasileiros não pratica esporte ou atividades físicas regulares, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). Já o estudo Diagnóstico Nacional do Esporte revela que mais de 30% dos jovens, entre 15 e 19 anos, são sedentários.

Durante a audiência pública, foram destacados o incentivo ao esporte educacional e o pleno desenvolvimento esportivo, da base ao alto rendimento, da criança à terceira idade, por meio de programas como o Vem Ser! e o Forças no Esporte, em parceria com o Ministério da Defesa. Também foi explicada a estrutura do Ministério da Cidadania, que conta na área esportiva com quatro diretorias e seis secretarias nacionais.

Além disso, foi detalhado como é feita a articulação no Sistema Brasileiro do Desporto, que conta com: a Secretaria Especial do Esporte; o Conselho Nacional do Esporte; as secretarias estaduais; o Comitê Olímpico do Brasil (COB); o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB); o Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos; o Comitê Brasileiro de Clubes, a Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) e a Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), entre outras entidades.

Estiveram presentes na audiência: o secretário nacional de Alto Rendimento, Bruno Souza; a secretária nacional da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), Luisa Parente; o secretário nacional do Paradesporto, José Agtônio Guedes; o secretário nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, Ronaldo Lima; a secretária nacional de Incentivo e Fomento ao Esporte, Michelle Vinecky e; a secretária nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis), Suzana Laranja.

administrator

Outras Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *