Diretor do COI apresentará propostas para o futuro do Movimento Olímpico no II Congresso Olímpico Brasileiro

Diretor do COI apresentará propostas para o futuro do Movimento Olímpico no II Congresso Olímpico Brasileiro

James Macleod é mais uma atração internacional confirmada no evento organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil, que acontecerá nos dias 19 e 20 de março, em Salvador

Por COB
10 de março de 2022 / Curitiba (PR)

Em março de 2021, o Comitê Olímpico Internacional (COI) apresentou a Agenda 2020+5, com uma lista de 15 novas recomendações para a evolução sustentável do Movimento Olímpico nos próximos cinco anos. As propostas contidas neste documento serão o tema central da palestra do britânico James Macleod, diretor de Relações com os Comitês Olímpico Nacionais e da Solidariedade Olímpica do COI, no II Congresso Olímpico Brasileiro. O evento organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) acontecerá nos dias 19 e 20 de março, no Centro de Convenções Salvador, na Bahia, e terá uma programação com mais de 30 palestrantes internacionais e nacionais, além de vivências, exposições e discussões sobre o futuro do esporte. Os ingressos são limitados e estão disponíveis em https://congresso.cob.org.br/inscricao.

“Será uma grande honra para o COB receber o James Macleod no II Congresso Olímpico Brasileiro. Acredito que sua apresentação sobre a Agenda 2020+5 será muito importante para nos conectarmos ainda mais com a visão do Comitê Olímpico Internacional sobre o futuro do Movimento Olímpico. Através de seu presidente Thomas Bach, o COI vem demonstrando atenção com diversas questões que regem o mundo atual e disposição para discutir de que forma os Jogos Olímpicos devem se adaptar e manter o seu protagonismo. O COB está completamente alinhado a esta visão e apoiará o COI em todas as ações para modernizar o Movimento Olímpico”, afirmou o Paulo Wanderley, presidente do COB.

A Agenda 2020+5 é um documento de recomendações aprovado pelo Comitê Executivo do COI para nortear o esporte olímpico até 2025 e manter o Movimento Olímpico atualizado com as tendências do mundo atual (acesse o documento). Dentre os 15 itens que compõem a lista (veja os itens abaixo), alguns pilares da Agenda 2020, lançada originalmente pelo presidente do COI, Thomas Bach, no final de 2014, como promover Jogos Olímpicos sustentáveis e proteger atletas limpos, seguem como prioridades.

Entre as principais discussões do documento estão a viabilidade financeira dos Jogos Olímpicos e o interesse dos jovens pelo evento. Neste sentido, um dos pontos destaca o incentivo à prática de esportes eletrônicos (eSports). O COI pretende aproveitar a popularidade deste mercado para promover os Valores Olímpicos, apoiando as Federações Internacionais a criarem formas virtuais e simuladas de seus respectivos esportes. Este movimento é mais uma ação do COI no intuito de atrair um público jovem, algo que foi feito nos últimos anos através da iinclusão de esportes como surfe, skate e escalada ao programa olímpico a partir de Tóquio 2020. Em Paris 2024 haverá ainda o breaking.

James Macleod tem mais de 20 anos de experiência em gestão trabalhando em grandes eventos multiesportivos e em organizações internacionais. Em 2019, assumiu o cargo de diretor de Relações com os Comitês Olímpico Nacionais e da Solidariedade Olímpica do COI. Antes, James liderou a área de Serviços e Operações para Atletas na primeira edição dos Jogos Europeus Baku 2015 e a de Serviços e Relações com os Comitês Olímpicos Nacionais nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Londres 2012. Sua carreira no COI começou em 1996, onde foi responsável pelos programas da Solidariedade Olímpica por dez anos.

James Macleod tem mais de 20 anos de experiência em gestão trabalhando em grandes eventos multiesportivos © IOC Media

Nascido em Nairobi, Quênia, em 1974, James é cidadão britânico. Foi educado na Universidade de Edimburgo, graduando-se como Bacharel em Direito, e completou sua educação secundária na Escola Internacional de Genebra.

O Congresso Olímpico Brasileiro

Além de Macleod, uma seleção de craques em suas áreas de atuação já foi anunciada na programação do Congresso como o treinador tricampeão olímpico José Roberto Guimarães; o gerente de Pesquisa e Inovação de Desempenho do Comitê Olímpico Holandês, Kamiel Maase; o treinador alemão Günter Lange, responsável por ouro inédito de Uganda em Tóquio; o autor de best sellers internacionais e Ph.D em marketing, Jonah Berger, o secretário-geral da Federação Espanhola de Futebol, Andreu Campes, e o futurista e humanista alemão Gerd Leonhard.

Haverá ainda uma mesa-redonda para debater o papel da mulher no esporte, com a mediação da medalhista olímpica de vela Isabel Swan, e a participação da também medalhista olímpica e atual CEO da Confederação Brasileira de Vôlei, Adriana Behar, da ginecologista esportiva Tathiana Parmigiano, da psicóloga Adriana Lacerda, além de José Roberto Guimarães, que falará sobre a perspectiva do treinamento esportivo para mulheres.

A experiência começará logo na entrada do evento na área de vivências e exposições. Haverá a possibilidade do participante experimentar esportes como o breaking e o skate. O Laboratório Olímpico do COB terá uma área exclusiva onde apresentará as principais inovações nas ciências do esporte.

Outra novidade da segunda edição será o Prêmio Esporte Inovação, que vai escolher os melhores projetos em gestão e inovação que apresentarem soluções concretas para os desafios enfrentados no esporte nacional. A votação e o anúncio dos ganhadores serão realizados durante o segundo dia do Congresso.

Confira abaixo as 15 recomendações da Agenda 2020+5:

1 – Fortalecer a singularidade e universalidade dos Jogos Olímpicos
2 – Fomentar Jogos Olímpicos Sustentáveis
3 – Reforçar direitos e responsabilidades dos atletas
4 – Continuar a atrair os melhores atletas
5 – Fortalecer ainda mais o esporte seguro e a proteção de atletas limpos
6 – Melhorar e promover o caminho até os Jogos Olímpicos
7 – Coordenar a harmonização do calendário esportivo
8 – Aumentar o engajamento digital com as pessoas
9 – Encorajar o desenvolvimento de esportes virtuais e o engajamento com comunidades de gamers
10 – Fortalecer o papel do esporte como um importante facilitador para as metas de desenvolvimento sustentável da ONU
11 – Fortalecer o apoio a refugiados e populações afetadas por deslocamentos
12 – Alcançar além da comunidade olímpica
13 – Continuar a liderar pelo exemplo na cidadania corporativa
14 – Fortalecer o movimento olímpico através da boa governança
15 – Inovar os modelos de geração de receitas

https://www.aminovital.com.br/aminovital-r-gold-drink-mix-ajinomoto-15-saches/p

administrator

Outras Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *