Os destaques da disputa foram os estrangeiros que residem em São Paulo: a africana Némata Nikiema, de Burkina Faso e o uruguaio Emiliano Lasa
Por Federação Paulista de Atletismo
2 de fevereiro de 2022 / Curitiba (PR)
A Federação Paulista de Atletismo realizou neste sábado (29), a abertura oficial do calendário de competições 2022. Destaque para presença de atletas estrangeiros, de países como Arábia Saudita, Burkina Faso e Uruguai.
Com apenas 18 anos, Némata Nikiema (Burkina Faso), conquistou a medalha de ouro no salto em distância, com 6,14 m (v.v 1.8), e com a marca, a atleta que tem como treinadora, Tânia Moura, alcançou o índice para disputar o Campeonato Mundial de Atletismo Sub 20, que será realizado em Cali, na Colômbia, de 2 a 7 de agosto. De acordo a World Athletics, o índice para salto em distância é 6,12 m.
“Eu não esperava sabe, foi uma surpresa, mas eu estava confiante que conseguiria saltar acima dos 6 m, mas o índice eu não esperava alcançar agora. Eu comecei a minha base em dezembro de 2021 e espero melhorar mais que isso na sequência da temporada, pois, sei que sou capaz disso, mas estou muito feliz com o índice alcançado hoje”, contou a atleta de Burkina Faso, Némata.
“Esse início de temporada está sendo uma loucura mesmo, as provas de salto foram muito boas para gente e a Némata (Nikiema) particularmente é uma atleta que está treinando com a gente a pouquíssimo tempo, é uma atleta jovem que tem muito que desenvolver, está entrando para o salto em distância agora e ainda tem muito que aprender, então temos uma perspectiva muito boa com ela”, explicou a treinadora Tânia Moura.
Ainda falando sobre a atleta de Burkina Faso, Tânia falou da emoção após confirmação do índice e comentou da força que tem o grupo de saltadores.
“É fato. A cada salto é uma emoção e quando a atleta faz um resultado que grita aos olhos a gente fica realmente emocionado. Ela (Némata) é uma atleta que chamamos de fora da curva, essa menina é fenomenal”, falou Tânia.
“Nesse grupo temos saltadores muito bons, o Emiliano Lasa (uruguaio) saltou 8,18 m, um salto fantástico para um início de temporada. A Gabriele do triplo que saltou indoor e teve uma certa dificuldade com a marca, mas é uma atleta que está super bem e dará ótimos frutos para nós”, conclui a treinadora Tânia Moura.
No Brasil desde 2014, o uruguaio, Emiliano Lasa (Peñarol) conquistou a medalha de ouro no salto em distância, com 8,18 m (v.v 2.6). Morando no Brasil desde 2014, Emiliano Lasa abriu a temporada com 7,93 m, 8,10 m, 8,01 e 8,03 m.
Veja o salto de 8,10 m de Emiliano Lasa (Uruguai/Peñarol), no Torneio de Verão, em Bragança Paulista.
“Esse é disparado o meu melhor começo de temporada, fico surpreso de começar assim, já que não dá para saber como estamos, mesmo os treinos indo bem e mostrava que dava para ter um bom salto. Estou feliz com esse início e já começo a preparar para semana que vem, que já tem outra competição e tudo isso aqui é uma preparação para o Sul-Americano indoor, que será realizado na Bolívia e depois focar nas demais competições”, contou Lasa.
Com o fim do Torneio do Verão, a Federação Paulista de Atletismo já anuncia o 1º Circuito Paulista Open Adulto e Sub-20. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até o dia 4 de fevereiro.
Confira o regulamento acessando AQUI
Veja o PROGRAMA do 1º Circuito Paulista Open Adulto e Sub-20