O Comitê Organizador destacou em reunião no dia 7 de dezembro que Pequim 2022 já está de prontidão para receber os atletas de todo o mundo
Fonte COI
10 de dezembro de 2021 / Curitiba (PR)
Durante a reunião do Conselho Executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI) realizada na terça-feira (7), foi destacado pelo relatório do Comitê Organizador de Pequim 2022 que a cidade está de prontidão para dar as boas-vindas ao mundo para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno do próximo ano. Segundo Juan Antonio Samaranch, o presidente da Comissão de Coordenação de Pequim 2022 do COI, “as coisas estão muito bem encaminhadas”.
Além disso, a reunião serviu também para enfatizar a importância das contramedidas de covid-19 tendo em vista a atual situação da saúde global, que está em constante evolução. Esse compromisso de oferecer Jogos seguros será enfatizado com a publicação da segunda edição dos playbooks de Pequim 2022, que irão fornecer aos participantes todas as informações necessárias para finalizar o planejamento antes, durante e depois dos Jogos.
A fim de mitigar quaisquer impactos relacionados ao coronavírus na competição, o Conselho Executivo do COI aprovou os seguintes princípios-chave para os regulamentos de contingência de competição para os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022:
- Nenhum atleta ou equipe deve ser designado como “desclassificado” por razões de covid-19. Ao invés disso, será criada a nomenclatura “Did Not Start” (DNS) – ou “não começou” – bem como uma classificação específica do esporte equivalente será usada quando os atletas ou equipe não puderem participar da competição;
- O resultado mínimo do atleta ou da equipe será protegido, considerando a fase da competição em que não poderá competir;
- Sempre que possível, a vaga de um atleta ou equipe incapaz de competir será ocupada pelo próximo atleta ou equipe mais elegível, permitindo que os eventos prossigam sempre que possível e que as medalhas sejam disputadas no campo de jogo.
Esses princípios também estavam em vigor em Tóquio 2020, e serão implementados em uma base específica do esporte com as respectivas federações internacionais e publicados antes do início dos Jogos de Pequim 2022. Com menos de 60 dias para a Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno, a equipe em Pequim explicou que agora estava em modo de entrega operacional. Muitas de suas equipes já se mudaram para os locais e um número crescente de trabalhadores locais e internacionais está começando a chegar para oferecer apoio nos preparativos.
“Queremos ter certeza de que as equipes estão prontas para enfrentar qualquer situação. Isso é o que chamamos de fase de prontidão operacional. Estamos garantindo que as equipes sejam treinadas para tudo que possa acontecer, e todo o comitê organizador está sendo muito meticuloso e pensando em vários cenários. Portanto, tudo isso é um bom presságio para o que você chama de estágio final de operações e entrega”, comenta Christophe Dubi, o diretor executivo dos Jogos Olímpicos do COI.
Isso ocorre após um período em que mais de 10 eventos internacionais de teste e atividades de treinamento ocorreram em vários locais dos Jogos. Até agora, os campos de jogo e locais receberam feedback muito positivo de muitos usuários, enquanto as atividades de teste também forneceram a Pequim 2022 oportunidades de aprendizagem importantes. Isso permitiu ao Comitê Organizador local continuar a fazer melhorias operacionais e resolver quaisquer problemas antes dos Jogos.