Os locais em que as competições irão ocorrer já estão sendo construídos ou reformados, de acordo com a comissão de coordenação dos Jogos
Fonte COI
21 de outubro de 2021 / Curitiba (PR)
Na sexta-feira (15) foi realizada de forma virtual a terceira reunião da comissão de coordenação dos Jogos Olímpicos da Juventude (YOG) Dacar 2026 para realizar um balanço geral do progresso das primeiras iniciativas de desenvolvimento esportivo no Senegal. A comissão também recebeu atualizações sobre o estado das reformas e construções que estão sendo realizadas para os Jogos.
Há um ano, foi anunciado que os YOG de Dacar seriam adiados em quatro anos e, desde então, o Comitê Olímpico Internacional (COI) e Dacar 2026 tem trabalhado em conjunto para aproveitar ao máximo o tempo adicional, identificando e aproveitando as melhores oportunidades locais. O objetivo é implementar ações concretas no terreno, através do desporto, para mobilizar os jovens senegaleses.
A presidente da comissão de coordenação, Kirsty Coventry, disse: “O novo calendário oferece oportunidades sem precedentes para o Senegal e a África. Esses primeiros Jogos na África serão exemplares de várias maneiras. A fase pré-Jogos identificará oportunidades para impulsionar o setor esportivo senegalês à frente do YOG. Os preparativos para o legado dos Jogos já estão em andamento por meio de ações concretas.”
De acordo com os planos de Dacar 2026, e com o apoio unânime dos membros da comissão de coordenação, as primeiras iniciativas em relação aos Jogos terão início no primeiro semestre de 2022. Uma força-tarefa, composta por equipes do COI, dos YOG e mais locais partes interessadas (como os Ministérios da Juventude, do Esporte e da Educação do Senegal), está trabalhando para identificar as atividades iniciais a serem lançadas.
Mamadou Diagna Ndiaye, presidente do Comitê Olímpico e Esportivo do Senegal (CNOSS) e membro do COI, disse: “O entusiasmo entre os jovens do Senegal está fortíssimo. Eles já estão se engajando nas atividades preparatórias à frente do YOG. O Senegal e a África estão prontos para hospedar e se envolver com todas essas iniciativas esportivas no período que antecede 2026 e além. Isso é o que está motivando todos nós a manter nosso engajamento.”
Durante a reunião da comissão de coordenação, as equipes de Dacar 2026 fizeram uma atualização do status das obras de reforma e construção em execução. Os locais em reforma são o Estádio Iba Mar Diop, o centro equestre Caserne Samba Diery Diallo e o complexo Tour de l’Oeuf, que abrigará a piscina olímpica. O processo está bem encaminhado, com os estudos de planejamento em andamento e as obras de reforma com início previsto para o final de 2022.
A construção da Amadou Mahtar Mbow University (UAM), a futura Vila Olímpica da Juventude, está progredindo sem problemas, de acordo com o cronograma comunicado ao COI.