Kolinda Grabar-Kitarovic, membro do COI, foi nomeada como presidente da futura comissão sede dos Jogos Olímpicos
Por COI
12 de outubro de 2021 / Curitiba (PR)
Kolinda Grabar-Kitarovic, ex-presidente da Croácia e membro do Comitê Olímpico Internacional desde 2020, irá comandar a comissão sede dos Jogos Olímpicos. Kristin Kloster Aasen, a presidente anterior, renunciou após sua eleição para o conselho executivo do COI, já que nenhum membro pode exercer as duas funções ao mesmo tempo.
O COI vem elaborando uma nova abordagem para eleger os anfitriões olímpicos, que é mais flexível e colaborativa. A entidade trabalha com cidades em potencial para otimizar os projetos olímpicos e deixá-los alinhados com planos de desenvolvimento social e econômico de longo prazo para o benefício das comunidades. Como resultado, há um interesse sem precedentes de diversos países nos cinco continentes para sediar futuros Jogos Olímpicos e Paralímpicos.
Para o presidente do COI, Thomas Bach, “as futuras comissões têm um papel importante na formação do movimento olímpico. Kolinda Grabar-Kitarovic tem as habilidades e a experiência necessárias para enriquecer e diversificar as propostas. Ela, inclusive, já contribuiu para a entrega bem-sucedida da primeira eleição sob a nova abordagem de escolha de anfitriões, no caso, Brisbane 2032”, explicou.
Grabar-Kitarovic disse estar grata pela oportunidade e por poder colaborar com potenciais anfitriões de projetos olímpicos, o que fará com que o COI alcance metas de desenvolvimento a longo prazo, saúde pública, participação e inclusão esportiva.
“Eu gostaria de continuar a desenvolver o ótimo trabalho que Kristen iniciou. É uma oportunidade emocionante poder desenvolver maneiras inovadoras de orientar os futuros Jogos Olímpicos e explorar os desafios enfrentados pelos próximos anfitriões, como as mudanças climáticas.”