Construção do primeiro Centro Olímpico de Skate no Brasil, em Campinas, está prevista para 2022

Construção do primeiro Centro Olímpico de Skate no Brasil, em Campinas, está prevista para 2022

A parceria fechada no dia 17 envolve a Prefeitura de Campinas, a Secretaria Especial do Esporte e a Confederação Brasileira de Skate

Fonte CBSk
18 de agosto de 2021 / Curitiba (PR)

Através de uma parceria envolvendo a Prefeitura de Campinas, o Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Especial do Esporte, e a Confederação Brasileira de Skate (CBSk), foi fechado na terça-feira (17) o acordo para a construção do primeiro Centro Olímpico de Skate no Brasil.

Com mais de 3.100 metros quadrados, no primeiro momento contando com pistas de street e park, modalidades que já integram os Jogos Olímpicos, e um half pipe (vertical), o complexo esportivo terá também toda a estrutura para as atividades administrativas e multidisciplinares, como: academia, vestiários, fisioterapia, centro de convivência, alojamentos etc.

O terreno para a construção, no já existente Centro Esportivo de Alto Rendimento (que conta com locais para prática de natação, atletismo, tênis e saltos ornamentais), bem como os alojamentos e projetos sociais que ali funcionarão, serão de atribuição do governo municipal por meio da Prefeitura de Campinas.

Cerca de R$ 8 milhões serão investidos pelo Ministério da Cidadania e repassados à prefeitura por meio da Secretaria Especial do Esporte. A CBSk é responsável pelo projeto, que será doado ao município para a devida licitação. Também caberá à entidade a administração do espaço, a ser estabelecida em contrato de 10 anos com renovação pelo mesmo período.

Parceria entre a Prefeitura de Campinas, Governo Federal e CBSk projetará ainda mais o Skate do Brasil © Divulgação

“O Centro Olímpico nos permitirá trabalhar com um planejamento mais assertivo e de acordo com os objetivos para a Seleção Brasileira de Skate e o ciclo de Paris 2024. Devido à necessidade de pistas adequadas e de um ambiente mais seguro em relação à pandemia, houve um desgaste muito grande nessa logística nos últimos anos, além do investimento financeiro, para que conseguíssemos oferecer a melhor estrutura para os skatistas se prepararem para os Jogos de Tóquio. Esta é uma conquista importantíssima para o skate brasileiro e suas futuras gerações”, destaca Eduardo Musa, presidente da CBSk.

O dirigente concluiu destacando a importância do CT no planejamento técnico da modalidade. “ O Centro Olímpico de Skate vai permitir um planejamento bem estruturado para os atletas da seleção brasileira. Teremos tranquilidade para trabalhar sem a preocupação com gastos extras no treinamento dos nossos atletas”, avalia Duda Musa.

O secretário de Esportes e Lazer, Fernando Vanin, ressalta a importância de um centro como este no cenário nacional: “Campinas é uma metrópole. Em razão da estrutura aérea, rodoviária, shoppings, de ser próxima à capital, além do fato de o Estado ter grandes skatistas. Podemos proporcionar um trabalho de excelência”, confirmou.

O Centro Olímpico de Skate abrigará os atletas de alto rendimento e também intensificará o trabalho de formação de atletas com potencial de desenvolvimento, além de projetos sociais elaborados pelo Governo Federal e Secretaria de Esportes e Lazer de Campinas.

A previsão é de que o primeiro Centro Olímpico de Skate em Campinas (SP) tenha suas obras entregues e atividades em funcionamento no segundo semestre de 2022.

administrator

Outras Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *