Terceira colocada nos 62kg do estilo livre no ranking mundial, a atleta da equipe São José Wrestling de São José dos Campos estreia hoje em sua segunda participação olímpica
POR PAULO PINTO
2 DE AGOSTO DE 2021 / CURITIBA (PR)
Após a queda de Aline Silva (76kg) diante da turca Yasemin Adar nas oitavas de final do estilo livre feminino e da derrota de Eduard Soghomonyan para o alemão Eduard Popp na categoria 130kg do estilo greco-romano, chegou a vez de a atleta brasileira mais bemclassificada no ranking mundial entrar em cena e lutar por uma medalha na modalidade inédita para o Brasil.
Natural de Barro Alto, Goiás, Laís Nunes de Oliveira ingressou na equipe São José Wrestling (SJW) de São José dos Campos (SP) em 2016, iniciando uma trajetória vencedora e coroada de êxito que lhe assegurou conquistas expressivas.
O sorteio das chaves favoreceu muito a lutadora brasileira, que caiu na chave oposta à da norte-americana Kayla Miracle e da chinesa Jia Long. Se avançar na chave, Laís só enfrentará uma das suas principais rivais na final.
Na avaliação de Vinícius Calasans Camargo,coordenador técnico da equipe São José, a atleta possui qualidade técnica e psicológica suficientes para brigar por medalha.
“Terceira colocada no ranking, a Laís possui muita qualidade técnica e determinação. Esta é a sua segunda experiência em Jogos Olímpicos e, além de toda maturidade que adquiriu, tem um preparo psicológico excelente. Ela está entre as melhores do mundo”, disse Calasans, que detalhou o trabalho feito na equipe.
“Em 2017 contratamos o técnico cubano Nisdany Perez, excelente profissional que também é otécnico da seleção brasileira e, em função disso,estará ao lado dela nos combates. Outro ponto importante é que a Laís foi ao Japão acompanhada de seu sparring Edvanílson Conceição, com quem trabalha no dia a dia e sabe muito bem como atuar em seu preparo.”
Vinícius Calasans Camargo destacou ainda o apoio oferecido a Laís em seu preparo. “Felizmente realizamos um excelente trabalho e aos poucos São José dos Campos se transforma num grande polo do wrestling brasileiro. A prefeitura oferece apoio ao esporte e Laís ainda conta com o importante suportedas empresas Vinac e Portovale.
Em seu currículo Laís Nunes de Oliveira ostenta ostítulos de tetracampeã brasileira e pentacampeã pan-americana nas classes cadete, júnior e sênior. Em 2009, na Guatemala, foi eleita a melhor atleta das Américas. Em 2017 figurava em 10º lugar no ranking da WWU, já em 2020 pulou para o 3º lugar, no qual permanece até hoje. Em 2019 conquistou a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Lima.
Somente em 2021 Laís Nunes venceu a seletiva olímpica realizada no Canadá, conquistou o Torneio Kolov e Petrov na Bulgária e obteve o bronze no Ranking Series Matteo Pellicone, em Roma, na Itália.
A disputa das oitavas de final do wrestling em Tóquio começa hoje às 23h30 no horário de Brasília. Em seu primeiro confronto Laís enfrentará Taybe Mustafada Yusei, da Bulgária, e se avançar na chave lutará com S. Sonan, da Índia. A semifinal está programada para as 06h15 desta terça-feira (3), a repescagem será realizada às 23 horas de terça-feira e final será disputada às 06h15 de quarta-feira.