MCS projeta até três eventos internacionais de basquete 3×3 no Brasil em 2026 após sucesso do Challenger de Brasília

MCS projeta até três eventos internacionais de basquete 3×3 no Brasil em 2026 após sucesso do Challenger de Brasília

Após uma década, o Brasil retorna ao circuito FIBA 3×3 com evento de peso, e já se prepara para receber até mais etapas internacionais em 2026.

Por Paulo Pinto / Global Sports
Curitiba, 18 de setembro de 2025

Após o sucesso do FIBA 3×3 Challenger em Brasília, a MCS – Marketing Consulting Sports, detentora dos direitos do evento no Brasil, anunciou a possibilidade de realizar até três competições internacionais da modalidade no país em 2026. Realizado no Pátio Brasil Shopping, nos dias 13 e 14 de setembro, o torneio marcou o retorno do Brasil ao calendário oficial da FIBA – Federação Internacional de Basquete – após mais de uma década, reunindo equipes nacionais e internacionais, entre elas o Barcelona, atual campeão mundial, e o Amsterdam Rabobank, campeão olímpico, em partidas de altíssimo nível.

Fábio Dechamps, Ignacio Soriano, Maurício Carlos dos Santos, Renato Junqueira e Iziane Castro Marques na cerimônia de abertura do Challenger de Brasília © MCS

Consolidação do 3×3 no Brasil

A iniciativa integra a estratégia da MCS, em parceria com a Federação Internacional de Basquete (FIBA) e com o apoio da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), de consolidar o Brasil como referência internacional no 3×3. O plano prevê ainda o fortalecimento do Brasileirão 3×3, que terá sete etapas em diferentes capitais, além da utilização dos Centros de Treinamento exclusivos da modalidade, já em funcionamento em Diadema (SP) e, em breve, em Belo Horizonte (MG).

Basquete 3×3 conquista cada vez mais popularidade e mobiliza torcedores em todo o mundo © MCS

Segundo Maurício Santos, CEO da MCS, os avanços refletem uma visão de longo prazo para o desenvolvimento do esporte no país:

“O Challenger de Brasília foi um marco para o basquete 3×3 brasileiro. Conseguimos entregar um evento de padrão internacional e comprovar o potencial do Brasil como sede de grandes competições. Foram aplicados os conceitos mais modernos de marketing esportivo, entretenimento e transmissão. Nosso objetivo é ampliar essa presença, trazendo mais etapas internacionais em 2026, fortalecendo a base de atletas em parceria com a Confederação Brasileira do Desporto Escolar e ampliando o calendário nacional, posicionando o país entre os protagonistas do 3×3 no mundo.”

Com o Challenger de Brasília, Maurício Carlos dos Santos afirma seu protagonismo no cenário esportivo internacional © MCS

Impactos esperados

Os efeitos dessa movimentação incluem a valorização do ranking internacional brasileiro, essencial para classificatórias olímpicas, além do estímulo ao turismo esportivo e da geração de negócios para atletas, clubes, equipes e federações.

Entre os parceiros já confirmados estão a REALS BET, as barras de cereais TRIO e as bolas MOLTEN. A MCS também negocia com uma das maiores empresas de energéticos do país, com players do setor educacional e com outros grandes patrocinadores, além de contar com o apoio dos Estados e cidades-sede.

Sob a chancela da FIBA, o Challenger de Brasília recoloca o Brasil no circuito internacional do basquete 3×3 © MCS

Abertura prestigiada

A cerimônia de abertura do Challenger contou com a presença de lideranças esportivas e governamentais, como Maurício Carlos dos Santos, CEO da MCS; Fábio Deschamps, vice-presidente da CBB; Ignacio Soriano, executivo de 3×3 da FIBA; Renato Junqueira, secretário de Esportes e Lazer do Governo do Distrito Federal; e Iziane Castro Marques, secretária Nacional de Excelência Esportiva do Ministério do Esporte. A participação de autoridades reforçou a relevância do retorno do Brasil ao circuito mundial.

Visão da FIBA

Segundo Ignacio Soriano, Head of Events da FIBA, o retorno do Challenger ao Brasil depois de dez anos é um marco histórico que reforça o protagonismo do país no cenário internacional e só se tornou possível graças à parceria estratégica da MCS.

“Encontramos em Brasília uma atmosfera extraordinária, com jogos de altíssimo nível técnico e arquibancadas mobilizadas pela energia contagiante da torcida. O trabalho da MCS foi fundamental para o êxito do evento e para que possamos avançar juntos em planos que levarão o basquete 3×3 a um novo patamar no Brasil.”

Dirigentes e atletas celebram no Pátio Brasil o retorno do país ao circuito internacional do 3×3 © MCS

Soriano destacou ainda que a empresa não apenas conduziu com excelência a organização desta etapa, como também vem construindo um planejamento consistente e de longo prazo:

“A paixão demonstrada dentro e fora da quadra confirma o grande potencial de crescimento desse mercado. Temos certeza de que tempos empolgantes estão por vir, tanto para o basquete brasileiro quanto para o cenário global do 3×3.”

Compromisso com o futuro

Com o olhar voltado para a próxima etapa, Maurício Santos reforça que a MCS seguirá comprometida em oferecer estrutura, qualidade, organização e visibilidade para que o basquete 3×3 cresça de forma sustentável no Brasil.

“Trabalhamos todos os pilares da cadeia produtiva da modalidade, desde a base até o alto rendimento, passando por infraestrutura, patrocínio e promoção de eventos. Nosso compromisso é consolidar o 3×3 como um dos esportes mais dinâmicos e acessíveis do mundo, e queremos que o Brasil esteja entre os protagonistas desse movimento.”

https://www.originaltatamis.com.br/

administrator

Outras Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *