Os documentos dos candidatos para a eleição presidencial do Comitê Olímpico Internacional (COI), a ser realizada na 144ª Sessão do COI, na Grécia, e que foram recebidos antes do prazo final, estão agora disponíveis em ioc.org.
Fonte IOC
25 de dezembro de 2024 / Curitiba, PR
Os documentos de candidatura publicados hoje formarão a base das apresentações dos candidatos presidenciais aos membros do COI em 30 de janeiro de 2025, em Lausanne, Suíça.
A publicação dos documentos de candidatura on-line é um elemento importante de transparência e boa governança no processo de eleição presidencial e permitirá que o público e a mídia compreendam a visão e a proposta de cada candidato para o COI e o Movimento Olímpico, caso sejam eleitos.
Os documentos de candidatura podem ser encontrados no perfil de cada candidato.
Sete candidatos
Sete candidatos competirão na eleição para a presidência do Comitê Olímpico Internacional (COI) na 144ª Sessão do COI, realizada de 18 a 21 de março de 2025, na Grécia. Os candidatos apresentarão seus programas, a portas fechadas, para todos os membros do COI em uma reunião que será realizada em Lausanne (Suíça), no dia 30 de janeiro de 2025.
- Príncipe Faisal bin Hussein – Eleito Membro do COI em 2010. Nasceu em 11 de outubro de 1963, em Amã, Jordânia.
- David Lappartient – Presidente da União Ciclística Internacional. Nasceu em 31 de maio de 1973, em Pontivy, França.
- Johan Eliasch – Eleito Membro do COI em 2024 como Presidente da Federação Internacional de Esqui (FIS). Nasceu em 15 de fevereiro de 1962 em Djursholm, na Suécia.
- Juan Antonio Samaranch Júnior – Membro Individual do COI, nasceu em 1º de novembro de 1959), em Barcelona, na Espanha.
- Kirsty Coventry – Eleita Membro do COI como membro da Comissão de Atletas de 2013 a 2021; eleita posteriormente como Membro Individual do COI em 2021. Nasceu em 16 de setembro de 1983 em Harare, no Zimbabwe.
- Lorde Sebastian Coe – Eleito Membro do COI em 2020 como Presidente da World Athletics. Nasceu em 29 setembro de 1956, em Londres, na Inglaterra.
- Morinari Watanabe – Eleito como Membro do COI em 2018 como Presidente da Federação Internacional de Ginástica (FIG). Nasceu em 21 de fevereiro de 1959, em Yamaguchi, no Japão.
Lisura e isonomia
O modelo de transparência e isonomia adotado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) em seu processo eleitoral, com a publicação antecipada dos documentos de candidatura e a abertura do diálogo para membros e sociedade, contrasta fortemente com o cenário recentemente observado no Comitê Olímpico do Brasil (COB).
Enquanto o COI reforça a governança, a lisura e o respeito às regras que regem o Movimento Olímpico, no Brasil presenciamos uma tentativa de perpetuação no poder que ignorou os princípios da Lei do Esporte. O uso da estrutura do COB e manobras para minar a integridade do processo democrático revelam um descompasso ético e institucional que fragiliza a credibilidade do esporte no país.