Em Aracaju, presidente do COB participa de lançamento do Programa Seleções

Em Aracaju, presidente do COB participa de lançamento do Programa Seleções

Cerca de 1000 atletas de esportes coletivos serão beneficiados no Estado de Sergipe

Fonte COB
6 de setembro de 2021 / Curitiba (PR)

Os atletas sergipanos têm um novo motivo para comemorar. Na terça-feira (31), o governador Belivaldo Chagas assinou o Termo de Cooperação do Programa Seleções, viabilizado por meio da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), e a Superintendência Especial de Esportes (Supee). Na oportunidade, os presidentes das federações de esportes coletivos de Handebol, Futsal, Voleibol e Basquetebol, assinaram o documento que visa contribuir com a formação e o treinamento das seleções sergipanas. O presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Paulo Wanderley Teixeira, acompanhou a solenidade.

“É um enorme prazer participar desse evento, a gente fica feliz, apesar de tudo, apesar da pandemia, as coisas estão acontecendo aos poucos. Se tem uma área que também sofreu muito durante esse período foi a do esporte. É preciso ter cada vez mais o esporte dentro da escola e o que se pretende com laços como esse é que a gente tenha jovens de Sergipe no Brasil afora, representando nosso Estado. Mais do que atletas, dentro do esporte e especialmente nas escolas, estaremos formando cidadãos e cidadãs”, afirmou o governador Belivaldo Chagas.

Superintendente especial de Esportes, Mariana Dantas; governador de Sergipe, Belivaldo Chagas; e o presidente do COB, Paulo Wanderley © Camila Dantas / COB

Criado pelo Decreto Nº 40.893/2021 do Governo do Estado de Sergipe, o programa é uma iniciativa da Superintendência Especial de Esportes (Supee/Seduc) e tem como objetivo subsidiar os custos de formação e treinamento das seleções sergipanas de voleibol, basquetebol, handebol e futsal. Cada federação que aderir ao Programa Seleções terá um aporte anual no valor de R$ 50 mil, totalizando um investimento de R$ 200 mil nas quatro modalidades, feito com recursos do estado de Sergipe.

“Essa é uma iniciativa inédita do Governo do Estado. São três categorias: o sub 13, sub 15 e sub 18, e isso é muito importante ressaltar porque a gente vai estar trabalhando o esporte desde a sua base até o alto rendimento. Então, é um fortalecimento da principal competição esportiva escolar que nós temos no estado. As federações também têm que ter tanto a seleção masculina como a feminina, ativando uma política de equidade de gênero que é tão importante nesse momento”, destacou Mariana Dantas, superintendente especial de Esportes.

Cerca de 1000 atletas destas modalidades, nas categorias sub 13, sub 15 e sub 18, masculino e feminino, deverão ser contemplados com um plano de carreira, para que possam crescer e se desenvolver no esporte escolhido. Para o presidente do Comitê Olímpico do Brasil, a iniciativa só fortalece o caminho para chegar ao alto rendimento esportivo.

“Acho muito importante essa preocupação do Governo do Estado com relação à formação dos atletas, dar condições materiais às equipes evoluírem, porque vai fazer um apoio ao esporte de base que é o fomentador do esporte de rendimento. A renovação é necessária e esses recursos são fundamentais”, afirmou Paulo Wanderley Teixeira, que ressaltou também a importância do intercâmbio de atletas e treinadores. “Não existe desenvolvimento sem intercâmbio. Você pode ter o maior talento no mundo, a melhor preparação do mundo, mas ficar restrita ao seu próprio espaço, à sua própria cidade, não há evolução”, concluiu.

Presidente Paulo Wanderley entrega broche do COB à atleta sergipana Rayssa Menezes © Camila Dantas / COB

Durante a sua fala, o presidente do COB entregou um broche em nome da entidade à atleta Rayssa Menezes, de 15 anos, que estava na solenidade e representou os demais jovens presentes. “Eu estou muito agradecida, não esperava. O esporte foi uma coisa que veio até mim e que eu abracei. Minha irmã me incentivou a jogar e eu espero que a gente chegue ainda mais longe”, disse.

Também estiveram no evento: a vice-governadora Eliane Aquino, o deputado federal Fábio Mitidieri (PSD/SE); os deputados estaduais Luciano Bispo (MDB/SE), presidente da Alese, Luciano Pimentel (PSB/SE) e Zezinho Sobral (PODEMOS/SE); Antônio Hora Filho, presidente da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE); o secretário estadual Josué Modesto (Seduc); a superintendente especial de Esportes, Mariana Dantas (Supee/Seduc); o ex-prefeito de Areia Branca, Agripino; os presidentes das federações sergipanas Washington Luiz Gusmão (handebol), Kleber Quintela Vieira Silva (basquete), Josué dos Santos (futsal) e Vinícius Santana, (representando a federação de voleibol), dentre outras autoridades e atletas.

banner fiore

administrator

Outras Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *