Wlamir Motta Campos é reeleito presidente da CBAt para o ciclo olímpico Los Angeles 2028

Wlamir Motta Campos é reeleito presidente da CBAt para o ciclo olímpico Los Angeles 2028

Com apoio de lendas olímpicas e federações estaduais, a nova gestão da CBAt inicia o ciclo rumo aos Jogos de Los Angeles fortalecida por um modelo de gestão premiado e por uma credibilidade institucional que projetam avanços estratégicos para a modalidade.

Por Paulo Pinto / Global Sports
Curitiba, 24 de março de 2025

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) realizou neste sábado (23) a sua Assembleia Geral Ordinária, elegendo os dirigentes que conduzirão a entidade durante o ciclo olímpico que se estende até os Jogos de Los Angeles 2028. O encontro ocorreu no Hotel Pestana, em São Paulo, e contou com a presença de 67 integrantes do Colégio Eleitoral — 57 presencialmente e 10 de forma remota.

A chapa Somos Atletismo, encabeçada por Wlamir Leandro Motta Campos, atual presidente da CBAt, e tendo o medalhista olímpico Edson Luciano Ribeiro como vice-presidente, foi eleita com 42 votos, somando 77 pontos no sistema de votação vigente. A chapa Por um Atletismo Melhor, liderada por Jerry Welton Barbosa Gadelha, presidente da Federação Cearense de Atletismo, e composta ainda por Sandro Viana como vice, obteve 21 votos e totalizou 43 pontos. A chapa O Atletismo Pode Mais, encabeçada por Joel Vieira de Oliveira, não teve sua candidatura homologada pela Comissão Eleitoral e, portanto, não participou do pleito.

Durante a Assembleia, também foram aprovados o relatório anual e as contas referentes a 2024, bem como o orçamento e o calendário oficial da temporada 2025.

Entre os votantes remotos estavam nomes de grande representatividade, como o campeão olímpico Joaquim Cruz (Los Angeles 1984) e o medalhista olímpico Alison Brendom dos Santos, bronze nos 400 metros com barreiras em Paris 2024. O presidente da Confederação Sul-Americana de Atletismo, Hélio Gesta de Melo, também participou à distância, direto do Mundial Indoor, realizado em Nanjing, na China.

“Rodei esse Brasil de Norte a Sul, Leste a Oeste. Conheci muito sobre o País, sobre o atletismo e sobre as pessoas. Agradeço a todos os que votaram — e também aos que não — porque me desafiam a ser melhor a cada dia. Não escolhi adversário quando era atleta, e hoje deixo meus cumprimentos a todos com a certeza de que o atletismo saiu ainda mais fortalecido”, declarou Wlamir Motta Campos, que inicia seu segundo mandato como presidente da CBAt. Ele já ocupava o cargo desde 30 de março de 2021 e anteriormente atuou como vice-presidente da entidade.

Ex-atleta de alto rendimento na prova do arremesso do peso, Wlamir integrou as seleções brasileiras de base por vários anos, tendo sido bicampeão sul-americano juvenil (1987 e 1988) e recordista sul-americano da categoria. Sob sua liderança, a CBAt acumulou importantes reconhecimentos nacionais e internacionais, como o Prêmio Sou do Esporte – Equidade de Gênero (2022), pela inclusão efetiva de mulheres nas seleções e na gestão da entidade.

Edson Luciano Ribeiro, vice-presidente eleito © Facebook

Ainda em 2022, a CBAt foi eleita pela World Athletics como a Melhor Confederação do Mundo, por meio do Member Federation Award. Em 2023, Wlamir recebeu o prêmio Sou do Esporte – Gestor do Ano, destacando-se entre os dirigentes de todas as confederações esportivas do país. No ano seguinte, em 2024, a CBAt voltou a ser premiada pela mesma plataforma, nas categorias Melhores Práticas de Governança – Transparência e Comissão de Atletas.

Natural de Rolândia (PR), nascido em 13 de agosto de 1969, Wlamir é casado com Luciene, com quem tem dois filhos. Atualmente, vive entre Curitiba e Bragança Paulista, esta última sede administrativa da CBAt.

Com 47 anos de história, a Confederação Brasileira de Atletismo é a entidade responsável pela gestão da modalidade em todo o território nacional. Filada à World Athletics e ao Comitê Olímpico do Brasil (COB), a CBAt coordena o calendário oficial de competições, define as normas que regem o esporte e é responsável pela convocação e preparação das seleções brasileiras que representam o País em eventos internacionais.

A CBAt conta com

27 federações estaduais filiadas
16 mil atletas registrados
2.700 profissionais de comissões técnicas
8 mil árbitros federados
450 entidades de prática desportiva filiadas

A entidade nasceu a partir da dissolução da antiga Confederação Brasileira de Desportos (CBD) e foi oficialmente desvinculada em 2 de dezembro de 1977, iniciando suas atividades de forma independente em 1º de janeiro de 1979.

A CBAt tem como patrocinadora máster as Loterias Caixa e conta com o apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), do Ministério do Esporte e da World Athletics, além das parcerias com empresas que contribuem para o desenvolvimento e a excelência do atletismo brasileiro.

https://www.sicoob.com.br/web/sicoobcentralscrs

administrator

Outras Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *