Seleção brasileira masculina sub 19 do tênis de mesa é campeã por equipes do Pan-Americano da Juventude

Seleção brasileira masculina sub 19 do tênis de mesa é campeã por equipes do Pan-Americano da Juventude

Meninos estão classificados para a disputa do Mundial Juvenil, em Portugal; time feminino sub 19 conquistou medalha de bronze no torneio de equipes

Fonte Nelson Ayres e José Augusto Assis / CBTM
15 de setembro de 2021 / Curitiba (PR)

A terça-feira (14) foi muito especial para o Brasil no Campeonato Pan-Americano da Juventude, que está sendo realizado em Santo Domingo, na República Dominicana. Na disputa por equipes, a seleção brasileira masculina sub 19, formada por Diogo Silva, Henrique Noguti, Kenzo Carmo e Richard Pinheiro, conquistou o ouro da competição, em uma excelente exibição, ao derrotar o Chile na decisão por 3 jogos a 0.

O dia ainda teve mais uma medalha no torneio por equipes: bronze para o Brasil feminino sub 19. O resultado dos meninos garantiu a vaga no Mundial Juvenil, que será disputado em Portugal no mês de dezembro.

O primeiro jogo da final por equipes masculina foi entre Diogo Silva e Jeremias Paredes. O brasileiro começou a decisão perdendo o primeiro set por 11 a 9, mas, depois da parcial negativa, ele dominou totalmente o duelo e venceu os três sets seguintes (11/5, 11/3 e 11/5). Com isso, o Brasil largou na frente no embate: 1 a 0.

O segundo confronto foi entre Kenzo Carmo e Eusebio Vos. E foi uma partida de tirar o fôlego. A exemplo do seu compatriota, Carmo começou perdendo o primeiro set: 11 a 6 para o chileno. Os dois sets seguintes foram do brasileiro com ambas as parciais em 11 a 5. No quarto set, Vos voltou a equilibrar o duelo e conseguiu empatar ao aplicar 11 a 6. O set decisivo foi tenso. O chileno chegou a abrir 8 a 5, mas Carmo voltou para o jogo, virou e fechou a parcial em 11 a 8. A equipe brasileira abriu a dianteira em 2 jogos a 0.

Atletas do Brasil ao lado do presidente da CBTM, Alaor Azevedo; da técnica Lígia Silva; e do técnico Hideo Yamamoto © Hideo Yamamoto

O duelo que decidiu a medalha brasileira foi entre Henrique Noguti e Matias Pedraza. O atleta do Brasil teve um bom início de confronto ao vencer o chileno por 11 a 6. Pedraza voltou mais ligado e dificultando o jogo do brasileiro no segundo set, por isso, venceu por 11 a 9. A partir daí, o mesa-tenista do Brasil não deu mais chance ao adversário e triunfou nos dois sets seguintes, ambos por 11 a 6. Com os 3 a 1 da partida de Noguti, o Brasil fechou o embate em 3 jogos a 0 e ficou com o ouro.

“Em todos os jogos, os meninos atuaram muito confiantes. Jogamos juntos do começo ao fim. Contei muito com a ajuda deles no banco. Senti que estavam felizes. Absorvemos bem a pressão quando nos colocam sob ela. Sempre busquei lembrar a eles do leque de recursos que temos e todos souberam colocar em prática, aproveitaram todas as chances. Muito feliz com esses meninos. Somos uma família chamada Brasil”, comemorou a técnica da Seleção, Lígia Silva.

Equipe feminina sub 19 fica com o bronze

Após grande vitória sobre o Canadá nas quartas de final, a equipe brasileira sub 19 acabou ficando nas semifinais, o que garantiu o bronze ao quarteto do Brasil, formado por Giulia Takahashi, Lhays Stolarsky, Laura Watanabe e Livia Lima. O revés acabou acontecendo frente ao México, que aplicou 3 jogos a 0 no confronto.

A primeira brasileira a ir à mesa foi Giulia Takahashi, que acabou sendo derrotada por Arantxa Aceves por 3 sets a 2 (11/8, 8/11, 11/6, 8/11 e 6/11). Posteriormente, foi a vez de Laura Watanabe. A brasileira foi superada por Clio Barcenas pelo mesmo placar da sua compatriota. As parciais foram 7/11, 11/8, 8/11, 11/4 e 3/11. Por fim, a vitória de Monica Muñoz sobre Lívia Lima sacramentou o triunfo mexicano nas semifinais: vitória por 3 a 0, com parciais de 11/7, 11/8 e 13/11.

“Foi um resultado bom, elas ganharam muita experiência. O Pan foi muito importante para elas observarem os pontos a serem melhorados. Tenho certeza de que o campeonato vai ser um divisor de águas para as meninas melhorarem ainda mais na carreira delas”, avaliou o treinador da seleção, Hideo Yamamoto, que ficou responsável pela equipe feminina nesta competição.

Os Estados Unidos acabaram ficando com o ouro, após passarem pelo México na final, por 3 jogos a 1.

banner fiore

administrator

Outras Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *