O Censo Esportivo Paulista é uma iniciativa do Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva para levantar informações sobre o esporte em todo o Estado de São Paulo
Por Helena Sbrissia e Paulo Pinto / Global Sports
28 de janeiro de 2022 / Curitiba (PR)
No dia 12 de janeiro, a Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, em parceria com o Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região (CREF4/SP), anunciou a realização do Censo Esportivo Paulista, que vai utilizar uma ferramenta desenvolvida pelo Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva (IPIE). Instalações, orçamento, projetos, programas e competições são alguns dos dados que serão inseridos na plataforma por todos os gestores municipais. De posse das informações, a Secretaria de Esportes terá um panorama do segmento nos 645 municípios do Estado.
O secretário de Esportes do Estado, Aildo Rodrigues, elogiou a iniciativa. “Em uma parceria sem custos ao contribuinte, vamos ter informações objetivas para trabalhar com mais eficiência, levando os benefícios do esporte a cada vez mais pessoas, trabalhando sempre com um perfil municipalista”, disse. Cada prefeitura receberá login e senha para enviar os dados. Para mais informações sobre a plataforma, clique AQUI.
Nelson Leme (000200-G/SP), presidente do CREF4/SP, também avaliou a importância do projeto e cumprimentou o coordenador do IPIE, Fernando Mezzadri. “Estendo esse cumprimento a todas as universidades públicas que tenham em seu DNA o desenvolvimento da sociedade brasileira”, acrescentou. “Isso é um exemplo de cidadania, e esse é o mote da universidade pública: servir a sociedade. Aqui, temos o exemplo da Universidade Federal do Paraná (UFPR) fazendo o lançamento de inteligência esportiva aqui em São Paulo.”
Segundo Leme, hoje a parceria entre a Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo e o CREF4/SP é forte e consolidada, ao ponto de o anúncio ter sido feito no auditório do conselho, um fato inédito. Ele agradeceu a presença das autoridades e reiterou que serão elas as responsáveis pela realização do Censo Esportivo Paulista.
“Os senhores têm uma importância muito grande nesse trabalho. Alguns Estados já estão avançados nessa questão, portanto, precisamos acelerar o processo. São Paulo sempre foi locomotiva, não podemos ficar para trás. É São Paulo que pulsa, avança e revoluciona todas as atividades do Brasil”, argumentou Nelson.
Sobre os projetos futuros do CREF4/SP, Nelson Leme citou a formação de uma comissão de intervenção esportiva na rede pública do Estado de São Paulo, formada por diretores, secretários de Esporte, conselheiros e diretores do CREF4/SP. “Essa comissão terá o papel de ativar situações esquecidas pelo tempo, como o plano estadual esportivo. É extremamente importante consolidar ações que nos guiem para o futuro. Juntos vamos revolucionar o Estado de São Paulo na questão esportiva.”
O projeto Inteligência Esportiva da UFPR, do qual o censo faz parte, surgiu em 2013 com o objetivo de produzir, aglutinar, sistematizar, analisar e difundir informações sobre o esporte de alto rendimento no Brasil. Seu objetivo é contribuir com a construção de um banco nacional de informações sobre o assunto, a fim de orientar melhorias nas políticas de gestão. Outros objetivos são levantar a história das modalidades esportivas no Brasil, gerar interação com organizações internacionais, levantar e analisar produções científicas na área, interagir com os segmentos específicos, organizar um cadastro de entidades dedicadas ao esporte e disponibilizar informações para quem trabalha, estuda, divulga e promove o alto rendimento no Brasil.
O projeto Inteligência Esportiva utiliza um banco de dados estruturado, possibilitando o cruzamento de dados e a geração rápida de informações. Atualmente, há cerca de 50 mil atletas de 5 mil instituições cadastrados, perfazendo um volume superior a 3 milhões de registros.
No evento de lançamento, além do secretário Aildo Rodrigues e do presidente Nelson Leme, estiveram presentes o secretário executivo Marco Aurélio Pegolo dos Santos (Chuí), o coordenador do IPIE Fernando Mezzadri e 70 representantes de cidades de todas as regiões do Estado.