Miraitowa e Someity vão representar o Japão durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio
Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio
Por Helena Sbrissia
29 de junho de 2021 / Curitiba (PR)
Miraitowa e Someity são os nomes dos mascotes oficiais das Olimpíadas e Paralimpíadas de Tóquio 2020, revelados em cerimônia realizada no domingo, dia 22 de junho, no centro da capital japonesa, que abrigará ambas as competições em julho, agosto e setembro deste ano.
Os mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos são representados, respectivamente, pela raposa azul (Miraitowa) e pelo graxaim rosa (Someity).
As figuras dos mascotes foram escolhidas pelos alunos de mais de 16 mil escolas do ensino fundamental de todo o Japão, em fevereiro. Já os designs foram elaborados pelo ilustrador Taniguchi Ryo, natural da cidade de Fukuoka.
Miraitowa, uma combinação de palavras japonesas que representam futuro e eternidade, tem as cores azul e branco e é um tributo aos dois pilares da cultura japonesa: tradição e inovação. O provérbio que inspirou a criação do mascote foi “aprenda com o passado e desenvolva novas ideias”. Além disso, ele tem o poder de se teletransportar para qualquer lugar instantaneamente.
Já Someity é o resultado da fusão abreviada de palavras japonesas e inglesas, sendo uma originada pelo nome de uma popular variedade de cerejeira do Japão chamada Someiyoshino e outra da expressão em inglês “so mighty” (tão poderosa). As sakura, flores de cerejeira, foram a inspiração para as cores do mascote – branco e rosa. Ele tem o poder da telepatia, ou seja, é capaz de enviar e receber mensagens de todo o mundo.
Os mascotes olímpicos são personagens representativos da cultura dos países em que os jogos se realizam. A tradição foi iniciada nos Jogos Olímpicos de Munique, em 1972, quando Waldi, um cachorro da raça dachshund, representou a competição.