Dirigente da Federação Internacional de Esportes Universitários revelou sua confiança de que, desta vez, os Jogos Universitários Mundiais 2023, adiados duas vezes, serão realizados
Por Mike Rowbottom / Inside the Games
26 de junho de 2022 / Curitiba – PR
A terceira edição planejada deste evento a ser realizada pela China foi originalmente agendada de 16 a 27 de agosto de 2021. Porém, em 21 de abril do ano passado, foi anunciado que os Jogos seriam adiados para 2022 devido à pandemia da Covid-19, mantendo a marca de Chengdu 2021, mas acabou sendo remarcado para junho de 2022.
Em 6 de maio deste ano, no entanto – depois que Nova Zelândia, Canadá e Grã-Bretanha declararam que não competiriam em Chengdu em 2022 devido às incertezas da Covid-19 – a FISU anunciou que os jogos haviam sido remarcados novamente para 2023, e agora as novas datas foram definidas para 28 de julho a 8 de agosto.
O slogan do evento é “Chengdu torna os sonhos realidade”, mas, por azar e circunstâncias, os Jogos acabaram tendo um processo inesperadamente longo – mas Saintrond está convencido de que Chengdu 2021 será entregue em 2023. “A pandemia nos ensinou uma lição valiosa sobre incertezas”, disse Saintrond sobre os jogos.
“Mas a FISU continua convicta de que os profissionais, as instalações e a vontade existe para que Chengdu sedie os Jogos Universitários Mundiais da FISU. Estamos ansiosos para estar lá, pois a China retoma seu lugar como anfitriã acolhedora e capaz de promover e realizar competições esportivas internacionais de grande porte”, disse.
Questionado se achava que haveria alguma vantagem por Chengdu esperar tanto tempo em termos de dar tempo para organizar todos os detalhes, Saintrond acrescentou: “Para Chengdu, não era tanto uma questão de tempo, mas de capacidade.”
“Eles sempre tiveram a capacidade de entregar bem um projeto e a FISU continuará a apoiá-los nessa entrega. As Federações Nacionais de Esportes Universitários podem esperar um evento muito especial e eu sei que na FISU estamos muito ansiosos para realizar primeiro em Lake Placid e depois em Chengdu no próximo ano”.