Presidente da Boxing Task Force prevê retomada nos Jogos de Tóquio

Presidente da Boxing Task Force prevê retomada nos Jogos de Tóquio

Em evento realizado na capital japonesa, ele explicou os diversos protocolos e as novas medidas que estão sendo tomados para a recuperação da dignidade do boxe

Fonte Mike Rowbottom / Inside the Games
30 de julho de 2021 / Curitiba (PR)

Morinari Watanabe, presidente da Boxing Task Force (BTF), encarregado da supervisão da modalidade nos Jogos de Tóquio 2020, emitiu um alerta para a arbitragem na véspera da competição: “Se vocês atuarem da maneira certa, haverá um futuro brilhante para o boxe. Senão, já era”.

Novos protocolos, mais transparentes, foram colocados em prática devido aos escândalos envolvendo a arbitragem do boxe na última edição dos Jogos Olímpicos, no Rio, em 2016, e após o Comitê Olímpico Internacional (COI) destituir de direitos a Associação Internacional de Boxe (AIBA).

Árbitros e juízes denunciados no Rio foram demitidos, embora alguns oficiais técnicos que atuaram nos jogos tenham sido autorizados a permanecer. “Agora estamos aqui depois de uma longa jornada”, disse Watanabe, que também é presidente da Federação Internacional de Ginástica e membro do COI.

Morinari Watanabe diz que a competição de boxe Tóquio 2020 será um “ponto de virada” para o esporte © Getty Images

“A BTF fez o máximo possível durante o tempo disponível para proteger a integridade deste esporte e para garantir que os atletas tenham um campo de jogo justo para competir. Além disso, houve pressão pela transparência na eleição de oficiais técnicos e juízes internacionais.”

Watanabe explicou que o processo de seleção foi realizado sob a supervisão de uma entidade externa, justamente para garantir transparência e objetividade. Ele espera que neste torneio os boxeadores sejam o centro das atenções, e não os jurados.

“Temos 289 boxeadores de 80 países que se classificaram para competir. Nosso foco nos próximos 16 dias é garantir que eles sejam capazes de dar seu melhor em um jogo justo. Confiamos que todos terão uma experiência única e que o boxe em Tóquio 2020 será uma verdadeira expressão dos valores olímpicos, bem como um ponto de virada para este esporte.”

Uma investigação sobre suposta corrupção no Rio 2016 e no Campeonato Asiático em Dubai, no mês passado, foi instigada pelo advogado canadense Richard McClaren, cuja agência, Global Sport Solutions, produziu o relatório de 2016 sobre doping patrocinado pelo governo da Rússia e, no ano passado, investigou irregularidades financeiras e de doping dentro da Federação Internacional de Halterofilismo.

Nesse ínterim, a AIBA anunciou suas próprias reformas para o esporte, incluindo pontuação rodada a rodada e aumento no número de categorias de peso para homens e mulheres.

administrator

Outras Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *