Hoevertsz substituirá DeFrantz na vice-presidência do Comitê Olímpico Internacional

Hoevertsz substituirá DeFrantz na vice-presidência do Comitê Olímpico Internacional

Nicole Hoevertsz é membro do COI desde 2006 e da Diretoria Executiva da entidade há quatro anos

Fonte Liam Morgan / Inside the Games
20 de julho de 2021

Hoevertsz é a única candidata ao cargo de vice-presidente, para substituir a medalhista de bronze olímpico Anita DeFrantz. Ela esteve à frente do cargo por dois mandatos de quatro anos, o tempo máximo permitido pela entidade para que alguém permaneça nessa função.

A ex-nadadora sincronizada de Aruba deve ser eleita para o cargo administrativo através de uma sessão do COI nesta quarta-feira (21). A dirigente de 57 anos é membro do comitê executivo da entidade desde 2006, mas só assumiu o cargo na diretoria Executiva há quatro anos.

Nicole já recebeu funções de alto nível no COI diretamente do presidente Thomas Bach, que a indicou para presidir a Comissão de Coordenação dos Jogos Olímpicos de 2028, que ocorreu em Los Angeles em 2019.

Hoevertsz também presidiu o Grupo de Implementação de Atletas Olímpicos da Rússia, encarregado de finalizar as regras e regulamentos para a participação de atletas russos em Pyeongchang 2018, e também é vice-presidente da Comissão de Coordenação de Paris 2024.

Seu mandato no Conselho Executivo termina em 2025, na mesma sessão em que o COI deve eleger o sucessor de Bach como presidente após ele ter cumprido o mandato máximo de 12 anos. “Certamente não pretendo substituir a Anita em qualquer posição ou capacidade”, disse Hoevertsz durante os jogos.

Anita DeFrantz está deixando o Conselho Executivo do COI após exercer o número máximo de mandatos © Getty Images

“Ela é uma colega muito admirada por quem tenho grande apreço e respeito, e estou ansiosa para continuar trabalhando com ela por muitos mais anos. Nós duas servimos o Movimento Olímpico e, em particular, os atletas com dedicação e paixão, e espero poder continuar o bom trabalho que Anita vem fazendo todos esses anos. Ela é um exemplo a ser seguido por muitos de nós.”

O insidethegames, site de cobertura esportiva, aponta que Kristin Kloster Aasen, presidente do grupo do COI que recomendou que Brisbane fosse premiada com as Olimpíadas de 2032, ocupará o lugar de Hoevertsz como membro ordinário do Conselho Executivo.

É improvável que haja mais adversários antes do prazo, que é amanhã, e a norueguesa deve ser eleita sem oposição na sessão que será realizada Okura Hotel, base do COI na capital japonesa.

Kloster Aasen, ex-vice-presidente do Comitê Olímpico e Paraolímpico e da Confederação de Esportes da Noruega, está prestes a se tornar membro do Conselho Executivo apenas quatro anos após ingressar no COI. A norueguesa foi escolhida para liderar a Future Host Commission do COI para os Jogos de Verão, setor administrativo que identifica e recomenda locais para a realização dos Jogos Olímpicos. Brisbane se tornará a primeira cidade eleita para sediar os Jogos sob o novo processo na sessão desta quarta-feira.

DeFrantz foi vice-presidente do COI de 1997 a 2001, antes de ser eleita para o cargo em 2017. A Norte-americana, medalhista de bronze na oitava equipe feminina de remo das Olimpíadas de Montreal em 1978, atua no COI há quase três décadas.

administrator

Outras Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *