Iniciativa da FPA visa a prestigiar promotores, empresas e demais atores do cenário esportivo que mais se destacam numa área que continua crescendo e atraindo cada vez maior número de praticantes.
Por Paulo Pinto / Global Sports
21 de julho de 2024 / Curitiba (PR)
A partir de julho, a Agenda Olímpica passará a homenagear mensalmente o dirigente e a entidade esportiva que mais se destacou na área da gestão esportiva, seja inovando na criação de eventos esportivos ou em ações inéditas de fomento da sua modalidade.
O primeiro dirigente a ser homenageado pela nova coluna é Joel Lucas Vieira de Oliveira, presidente da Federação Paulista de Atletismo que, com o apoio da equipe técnica da FPA, teve a importante iniciativa de premiar os promotores, empresas e outros atores do cenário esportivo que mais se destacaram no running paulista, ou seja, na corrida de rua, na temporada 2023, com o Prêmio FPA de Excelência das Corridas de Rua 2024.
Uma grande sacada que certamente agregará mais valor a um dos segmentos esportivos que mais cresceu e atraiu expressivo número de praticantes nas duas últimas décadas.
O boom de corridas de rua em São Paulo e no Brasil começou no início dos anos 2000, ganhando popularidade entre diferentes faixas etárias e classes sociais. O aumento do número de eventos e competições, como maratonas e meias maratonas, contribuiu significativamente para esse crescimento. Além disso, a promoção da saúde e bem-estar, aliado à influência das redes sociais e à criação de grupos de corrida, impulsionou ainda mais a disseminação da prática e a adesão por parte da população adulta e jovem.
Hoje, a corrida de rua é um dos esportes mais praticados no Brasil, movimentando um mercado significativo de produtos e serviços. A iniciativa capitaneada por Joel de Oliveira certamente elevará a qualidade, os níveis técnicos e a segurança dos eventos, que são auditados pelas federações estaduais e pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
O mercado de corrida de rua no Brasil movimenta anualmente cerca de R$ 3,5 bilhões. Esse crescimento tem sido impulsionado pelo aumento do número de participantes, que cresceu 50% nos últimos seis anos. Em 2023, foram realizados aproximadamente 669 eventos de corrida de rua, com cerca de 940 mil inscritos. A popularidade do esporte também contribui substancialmente para o desenvolvimento de outros setores, como turismo, vestuário esportivo, comércio local e serviços de bem-estar e saúde.
Inovação da FPA
O dia 2 de julho de 2024 ficará marcada na história das corridas de rua em São Paulo. Isso graças à criação do Prêmio de Excelência FPA das Corridas de Rua, uma iniciativa da Federação Paulista de Atletismo, com o apoio da Fundação Cásper Líbero e da Associação Brasileira de Corridas de Rua e Esportes Outdoor (Abraceo), que visa a prestigiar as empresas que mais se destacam numa área que não para de crescer e atrair mais praticantes. A partir da instituição da premiação dos melhores de cada temporada, as corridas de rua e o seu ecossistema têm uma meta a seguir: tornar o segmento ainda melhor, mais seguro, competitivo e de elevado nível técnico, buscando, como o nome do prêmio diz, a excelência do serviço oferecido.
A premiação utiliza 50 critérios técnicos, aferidos por 300 árbitros, em todas as corridas de rua do Estado de São Paulo que têm o permit da federação. Eles mergulharam nos dados das 515 corridas de rua paulistas de 2023, 170 delas na capital, organizadas por 200 entidades. Estipularam 20 categorias, para premiar as cinco melhores de cada uma delas. Esta iniciativa certamente será adotada pelas demais federações estaduais do Brasil, para, com base em rígidos dados técnicos, a corrida de rua avançar vem todo o País e valorizar o atletismo e os atletas.
Cerimônia de premiação
Em noite festiva, a FPA reuniu no Teatro Cásper Líbero empresas promotoras de todo o Estado, gestores públicos, patrocinadores, autoridades e convidados para premiar os melhores da temporada 2023. Foram 100 contemplados em diversas categorias de provas estaduais e regionais. Vale destacar que, na temporada passada, aconteceram cerca de 515 corridas com permissão da FPA, envolvendo 200 empresas promotoras regularizadas na federação.
A entrega do Prêmio de Excelência FPA de Corridas de Rua 2024 contou com a presença ilustre de grandes nomes do atletismo brasileiro e internacional, como Fabiana Murer, campeã mundial e pan-americana, recordista brasileira e sul-americana do salto com vara; Robson Caetano, medalhista de bronze nos 200 metros rasos em Seul 1988 e no revezamento 4×100 m em Atlanta 1996; e Jadel Gregório, um dos maiores nomes do salto triplo mundial, três vezes prata em mundiais e campeão pan-americano em 2007. Fabiana Murer apresentou os premiados, enquanto Robson Caetano e Jadel Gregório fizeram a premiação.
Durante a cerimônia, Joel de Oliveira, presidente da FPA; Rogério Bispo, vice-presidente da FPA; e Raphael de Jesus Silva, diretor de Corridas de Rua da FPA, destacaram a importância da iniciativa como forma de valorizar empresas promotoras para o fortalecimento do atletismo e qualificar progressivamente o mercado running de forma sustentável.
“Para a FPA, foi uma noite especial. As empresas organizadoras de corridas de rua prestam um inestimável serviço ao atletismo, promovendo as corridas em todo o Estado. Poder reconhecê-las com um prêmio é uma satisfação enorme e o cumprimento dos objetivos estratégicos da federação. Que esse prêmio possa estimular ainda mais o investimento dos municípios e das empresas em desenvolver corridas de rua de qualidade e seguras para nossos atletas”, destacou Joel de Oliveira.
Destaques
A entidade prestou homenagem à Corrida Internacional de São Silvestre, a mais longeva do País e referência para todas as demais, entregando uma placa a Erick Castelhero, conselheiro da Fundação Cásper Líbero, detentora da prova. Também fizeram seus pronunciamentos o representante da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Weber Matias; o CEO da Yescom, Thadeus Kassabian; e o presidente da Abraceo, Guilhermo Celso.
“Ter o permit significa que a corrida de rua segue os critérios técnicos, os melhores padrões e processos. Por isso, este prêmio não vai limitar-se à melhor camiseta ou à melhor medalha, mas sim à qualidade técnica observada nas corridas. Que esse prêmio seja motivo de orgulho para os organizadores”, ressaltou Thadeus em sua fala.
O Prêmio de Excelência FPA de Corridas de Rua tem patrocínio do Ministério do Esporte, Governo Federal, Recoma, Performance Run, Harcem e apoio da Fundação Cásper Líbero e Abraceo.
Premiação
CIDADES COM O MAIOR NÚMERO DE PARTICIPANTES
1. São Paulo
2. Santos
3. Campinas
4. Piracicaba
5. Sorocaba
CIDADES COM O MAIOR NÚMERO DE CORRIDA
1. São Paulo
2. Campinas
3. Sorocaba
4. Piracicaba
5. Santos
ORGANIZADORES COM MAIOR NÚMERO DE PREMIAÇÃO FINANCEIRA
1. Yescom Serviços Eirelli
2. Chelso Marketing e Comunicação
3. Tática Marketing Esportivo Eirelli EPP
4. Vega Assessoria Consultoria e Gestão no Esporte Ltda.
5. Tri Esportes Promoções e Eventos Ltda.
CORRIDAS COM MAIOR PREMIAÇÃO FINANCEIRA
1. 98ª Corrida Internacional de São Silvestre
2. 29ª Maratona Pão de Açúcar de Revezamento
3. 27ª Maratona Internacional de São Paulo
4. ASICS Golden Run
5. SP City Marathon
CORRIDAS COM MAIOR NÚMERO DE PARTICIPANTES
1. 98ª Corrida Internacional de São Silvestre
2. 10km Tribuna FM 2023 – Terracom
3. IX Inclusão a Toda Prova Corrida e Caminhada
4. Circuito das Estações 2023 – Etapa Primavera
5. 27ª Maratona Internacional de São Paulo
ORGANIZADORES COM MAIOR NÚMERO DE PARTICIPANTES
1. Tática Marketing Esportivo Eirelli EPP
2. Yescom Serviços Eirelli
3. TF Sports Eventos Esportivos Ltda.
4. LTP Brasil Eventos Ltda
5. Chelso Marketing e Comunicação
CORRIDAS BENEFICENTES COM MAIOR NÚMERO DE PARTICIPANTES
1. Corrida e Caminhada pela Inclusão Olga Kos Ano IX
2. 60ª Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama
3. 21ª Corrida e Caminhada Comexport GRAACC
4. 5ª Corrida Contra o Câncer Run and Walk
5. SP Pink Run
EMPRESAS MAIS PONTUADAS EM 2023
1. TF Sports Eventos Esportivos Ltda.
2. Chelso Marketing e Comunicação
3. Yescom Serviços Eirelli
4. Associação de Atletismo Santi Pegoretti
5. Tática Marketing Esportivo Eirelli EPP
ORGANIZADORES COM MAIOR QUANTIDADE DE CORRIDAS
1. TF Sports Eventos Esportivos Ltda.
2. Chelso Marketing e Comunicação
3. Yescom Serviços Eirelli
4. Associação de Atletismo Santi Pegoretti
5. Associação Desportiva e Cultural Atletas do Bem
CORRIDAS COM MAIOR PONTUAÇÃO TÉCNICA
1. Corrida 6k do Rosa – Run for Fun
2. Mais Mulher 2ª Edição
3. Weclix Run Series
4. IX Inclusão a Toda Prova Corrida e Caminhada
5. 27ª Maratona Internacional de São Paulo
DIVISÃO DAS REGIÕES ESPORTIVAS
Grupo A: 6ª e 7ª – São José do Rio Preto, Araçatuba, Presidente Prudente e Marília
Grupo B: 1ª e 2ª – São Paulo, São José dos Campos e Santos
Grupo C: 3ª e 8ª – Bauru e Sorocaba
Grupo D: 5ª – Ribeirão Preto, Barretos, Franca e Araraquara
Grupo E: 4ª – Campinas
CIDADES COM MAIOR QUANTIDADE DE CORRIDAS NA REGIÃO A
1. São José do Rio Preto
2. Araçatuba
3. Presidente Prudente
4. Catanduva
5. Bastos
CIDADES COM MAIOR QUANTIDADE DE CORRIDAS NA REGIÃO B
1. São Paulo
2. Santos
3. São José dos Campos
4. Guarulhos
5. Santo André
CIDADES COM MAIOR QUANTIDADE DE CORRIDAS NA REGIÃO C
1. Sorocaba
2. Piracicaba
3. Bauru
4. Jundiaí
5. São Carlos
CIDADES COM MAIOR QUANTIDADE DE CORRIDAS NA REGIÃO D
1. Ribeirão Preto
2. Franca
3. Sertãozinho
4. Araraquara
5. Barretos
CIDADES COM MAIOR QUANTIDADE DE CORRIDAS NA REGIÃO E
1. Campinas
2. Vinhedo
3. Americana
4. Atibaia
5. Indaiatuba
ORGANIZADORES COM MAIOR QUANTIDADE DE CORRIDAS NA REGIÃO A
1. Alcer Eventos Esportivos Ltda.
2. WX Assessoria Esportiva Ltda.
3. Pinhel e Cunha Eventos Ltda – ME
4. Leonardo Henrique Gabriel da Silva
5. SBR Sports Eventos Esportivos Ltda – ME
ORGANIZADORES COM MAIOR QUANTIDADE DE CORRIDAS NA REGIÃO B
1. TF Sports Eventos Esportivos Ltda.
2. Yescom Serviços Eireli
3. Associação Desportiva e Cultural Atletas do Bem
4. Tática Marketing Esportivo Eireli EPP
5. LTP Brasil Eventos Ltda.
ORGANIZADORES COM MAIOR QUANTIDADE DE CORRIDAS NA REGIÃO C
1. Chelso Marketing e Comunicação
2. Associação de Atletismo Santi Pegoretti
3. Associação PROEESP
4. Instituto New Time Sports
5. SBS Sport Ltda.
ORGANIZADORES COM MAIOR QUANTIDADE DE CORRIDAS NA REGIÃO D
1. Paulo da Silva Produção e Organização de Eventos Esportivos – ME
2. Academia Nice One Ltda.
3. OA Eventos Ltda.
4. Personew Sports
5. Farol Consultoria Empresarial
ORGANIZADORES COM MAIOR QUANTIDADE DE CORRIDAS NA REGIÃO E
1. Proworld Promoções Ltda.
2. Noblu Sports
3. Instituto ECO Ambiental e Social
4. Associação de Cultura e Esporte Social – Rede Acesso
5. Grécia Produções e Eventos
Autoridades políticas
Entre as autoridades políticas presentes na cerimônia estavam, Fernando Vanin, secretário de Esportes de Campinas; Andréa Britto, diretora de Esportes de Araçatuba; Aquiles Santana, Bruno Domingues e Eronides Lima Pereira, secretário de Esportes e Juventude da Prefeitura de Vargem Grande Paulista; Fernando Vale, gestor de Convênios e Projetos da Prefeitura de Taubaté; Gilberto Krauser, secretário de Esporte de Santo André; João Paulo Fontes, coordenador de Eventos do Santuário de Aparecida; Luiz Gustavo Teixeira, chefe de Competições e Katia Riera Machado, secretária de Esporte e Qualidade de Vida de São José dos Campos; Maria Angélica Gonçalves Silva, secretária de Esportes de Piracicaba; Silmar Rogério Abdala, gestor de Planejamento e Execução da Secretaria se Esportes de Sorocaba; Vitor Hugo Tavares, secretário de Esporte e Qualidade de Vida de Sorocaba.
Empresários e dirigentes
Entre os empresários e dirigentes presentes na cerimônia estavam, Sergio Schildt, presidente da RECOMA Pisos Esportivos; Thadeus Gilberto Kassabian, CEO da Yescom Esportes; Mauzler Paulinetti, secretário-executivo da Asemesp; Tomer Kotler, diretor-executivo da Tojan Experience; Alessandro Zonzini, CEO da Fuse Eventos; Amanda Kartanas, gerente de Marketing da Graacc; Antônio Muknicka, presidente da PROEESP; Carlos Alberto Garcia, diretor da AASP; Cristiane Perez Silva, diretora da UHUW Eventos; Enyo Correia, CEO da FPB; Manuel Garcia Arroyo, diretor da Yescom / Events; Jonathan Schenkel, consultor da Harcen Medalhas e Troféus; Sérgio Muller, diretor da Chip Timing; Kallel Brandão, presidente da FUPE; Denis Bueno, diretor da DBueno Eventos; Diego Lima, diretor Técnico da Yescom; Janaina Gomes Ferreira, coordenadora de esportes do Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural; Justin Moose, da PROEESP Corrida de Rua; Luciana Cristina Silva, diretora da Pepper Sports; Renato Salvador, diretor da WX Assessoria Esportiva; Marcelo da Luz, representante da Harcen Medalhas; Regina Punaro, diretora da Brasil Sim Esporte & Lazer; Edna Araújo, da ABRACEO; Eduardo Gasperini, diretor da Vega Sports; Emerson Azevedo Oliveira, diretor da Ideal 5K Sports; Fábio Avelar, head da TTT Marketing; Fábio Neder, da EARUN; Felipe Gomes Romero, diretor da Sagaz Esportes; Geuderson Silva, Coordenador da Tática Marketing; Gilmara Lucchesi, diretora Lets Run Assessoria Esportiva; Guilherme Celso, diretor da Chelso Sports; Hagop Kassabian, diretor da Minhas Inscrições; Jefferson Luiz Verçosa, gerente do IBCC; Josué Yoshiya Suwa, diretor da Rede Acesso; Leonardo Bianqueti, da Minhas Inscrições; Leonardo Elisiário, diretor da Tojan Experience; Márcio do Espirito Santo, diretor Adjunto Brasil IBCC; Marco Antônio Júnior, organizador da Academia Nice One; Marcondes do Amorim, diretor da AASP Sorocaba; Marcos Chiguequi Yano, CEO da Vega Sports; Marcos Grécia, diretor da Grécia Produções e Eventos; Maryelle Fernandes, coordenadora de Marketing CS Sports; Mário Outuky, presidente da FPB; Michelli Lucas, do Instituto ECO Ambiental e Social; Myrena Muller, gerente da Chip Timing; Paulo Rosa Júnior, diretor do Proworld Promoções; Peterson Cabeça, gerente da TF Sports; Rangel Rodrigues, da SBR Sports Eventos; Rodrigo Casagrande, produtor Sênior da Sport Target; Rodrigo Pochmann, diretor da Partiu Corrida; Rodrigo Rodrigues, diretor SBR Sports Eventos; Sylvio Bitencourt, diretor da Avatar Sports; Vera Lucia de Freitas, coordenadora da Perfectto Projetos; Tammy Allersdorfer, superintendente da GRAACC; Tathiane Perez Pedrozo, diretora da UHUW Eventos; Vicente de Cala, coordenador de Corridas de Rua da SEME; Victor Gers Júnior, vice-presidente da Amoviza; Weber Matias Santos, assessor especial SEME; e Wilians Rufino Matias, diretor-geral da 3 Pontos Gestão de Eventos.