O carioca de 25 anos é o primeiro americano a atingir colocação tão elevada no ranking da ITTF em 83 anos
Por Helena Sbrissia / Global Sports
24 de novembro de 2021 / Curitiba (PR)
Aos 25 anos, o carioca Hugo Calderano alcançou um posto inédito no ranking mundial do tênis de mesa, tornando-se o quarto melhor atleta da modalidade. Ele é o primeiro mesa-tenista das Américas a alcançar o feito em 83 anos – o último a ocupar a quarta colocação no ranking mundial havia sido o estadunidense Sol Schiff, em 1938, reconhecido pela própria Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) antes mesmo da criação do quadro.
A quarta colocação foi alcançada nesta terça-feira (23), quando a ITTF atualizou o ranking. As três primeiras posições são ocupadas por três chineses: Fan Zhendong (12.494), Ma Long (12.212) e Xu Xin (10.356). Calderano alcançou a marca de 8.964 pontos, 255 a mais que o japonês Tomokazu Harimoto, o quinto colocado.
Hugo alcançou o atual posto após o título conquistado no Campeonato Pan-Americano de Lima, em 15 de novembro. Ele somou 500 pontos no ranking, o suficiente para ultrapassar o japonês Harimoto, seu concorrente direto. Além de Calderano, Gustavo Tsuboi permanece na 38º posição no ranking; Vitor Ishiy subiu oito posições, sendo agora o 55º colocado; Eric Jouti tornou-se o 83º e Thiago Monteiro fecha a lista de brasileiros no top 100 no 92º lugar.
Hugo tem, agora, a chance de subir ainda mais no ranking global no mundial de Houston, nos Estados Unidos, competição em que ele estreia hoje contra o português João Monteiro na mesa 8, às 22 horas. Se o brasileiro conseguir um bom resultado no torneio, pode subir para a terceira colocação.
Brasil faz temporada histórica
Na classe feminina do tênis de mesa, Bruna Takahashi também assumiu uma posição histórica ao alcançar o 38º lugar no ranking mundial, já que é o ranqueamento mais alto a que uma brasileira chegou. Caroline Kumahara ocupa a 136ª posição e Jessica Yamada, a 142ª.
No ranking de duplas mistas, Bruna Takahashi e Vitor Ishiy alcançaram os 865 pontos e, com eles, a 13ª colocação, tornando-se a primeira dupla brasileira a figurar no top 15 da categoria na história. Apenas quatro pontos os separam da dupla de Belarus, composta por Daria Trigolos e Aleksandr Khanin. Bruna e Vitor iniciaram a temporada na 64ª posição.
No ranking de duplas femininas, Caroline Kumahara e Jéssica Yamada figuram na 78ª colocação. Já nas parcerias masculinas, Eric Jouti e Vitor Ishiy conseguiram assumir o posto do 45º lugar.