Evento aconteceu em Joinville; planejamento é homenagear dois ídolos da modalidade em cada edição da competição
Fonte Nelson Ayres / CBTM
13 de dezembro de 2021 / Curitiba (PR)
O Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) iniciou, na manhã de sexta-feira (10), uma tradição que promete se repetir ao longo dos anos. Três ídolos foram homenageados com bandeirões no alto do Centreventos Cau Hansen, em Joinville (SC): Bruna Alexandre, Hugo Hoyama e Maurício Kobayashi.
A ideia da entidade é eternizar os principais ídolos do tênis de mesa nacional com bandeirões a cada edição do TMB Platinum – Campeonato Brasileiro, sempre com dois a cada evento. A escolha preferencial será sempre de um olímpico e um paralímpico, um de cada gênero.
A opção por homenagear um terceiro nome aconteceu de última hora, após a morte de Kobayashi, na noite de quarta-feira (8). O veterano treinador, benemérito da CBTM, também foi homenageado com um minuto de silêncio e uma salva de palmas de todos os presentes, além do bandeirão, que foi confeccionado em poucas horas.
“Sempre é uma homenagem muito gratificante, agradeço à CBTM por isso. Eles sabem que sempre dei o meu máximo pela seleção. Agora, como embaixador, vou continuar ajudando para o crescimento do tênis de mesa brasileiro”, ressaltou Hoyama, que voltou a se emocionar bastante durante o minuto de silêncio em homenagem ao seu ex-treinador.
“Quando eu vi a homenagem, pensei: ‘Nossa, muitos anos de trabalho, muitos anos com a confederação me ajudando, desde que eu comecei a jogar, aos sete anos de idade’. Para mim é uma grande honra. Não é fácil chegar no topo, já caí várias vezes, mas consegui me levantar”, disse Bruna, sorridente após ver o bandeirão.
“São dois atletas que nos enchem de orgulho, por toda a trajetória que construíram ao longo dos anos. A Bruna é um grande exemplo, dentro e fora das mesas. O Hugo é o ícone de uma geração, alguém que levou o tênis de mesa a um outro patamar internacional. Além disso, a homenagem ao nosso eterno Kobayashi, que nos deixou, como grande campeão, durante o torneio”, declarou Alaor Azevedo, presidente da CBTM.
VEJA O VÍDEO com a homenagem.
Mesas de concreto
Além da homenagem aos ídolos, o evento, que reuniu empresários da região, presidentes de federações, craques como Danielle Rauen e Jennyfer Parinos e dirigentes da CBTM, serviu também para apresentação de um outro projeto, do Ocupa Ping-Pong, programa criado pela entidade para levar o tênis de mesa a todos os cantos do Brasil.
Nesta ação específica, a Sociedade Educacional de Santa Catarina (UniSociesc) vai construir três mesas de concreto em pontos específicos da cidade de Joinville. A primeira deles fica localizada no próprio Centreventos Cau Hansen. A segunda será inaugurada no dia 9 de março, aniversário da cidade, na praça Nereu Ramos, e a terceira, posteriormente, no parque São Francisco.
“Queríamos fazer algo que marcasse, que ficasse eternizado. As mesas terão desenhos que lembram os edifícios mais importantes da cidade”, explicou a professora de engenharia Dilarimar Costa.