A medalha, considerada a maior honraria civil polonesa, é concedida àqueles que prestaram serviços relevantes à comunidade como um todo
Fonte COI
23 de novembro de 2021 / Curitiba (PR)
O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI) Thomas Bach recebeu a grã-cruz da Ordem do Mérito da Polônia na segunda-feira (15) durante uma visita a Varsóvia, a capital do país. Essa é a maior condecoração civil polonesa que pode ser concedido a estrangeiros ou poloneses residentes no exterior.
Na cerimônia, que foi realizada no palácio presidencial, Pałac Koniecpolskicho, o presidente polonês Andrzej Duda agradeceu ao COI e ao presidente Bach pelo desenvolvimento do esporte ao redor de todo o mundo. “Não apenas por organizar com maestria eventos esportivos, mas especialmente pelo cuidado para com os atletas.”
Thomas Bach agradeceu profundamente à homenagem e elogiou o desempenho impressionante dos atletas poloneses nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, falando sobre o papel proeminente da prática esportiva na sociedade polonesa e na comunidade olímpica.
“Seus atletas, sua história no esporte e o papel que ele tem na sociedade fazem da Polônia um membro extremamente valioso na comunidade olímpica. Seus esportistas ilustram da melhor maneira possível que só podemos avançar se almejarmos o ponto mais alto, e só podemos nos tornar mais fortes se estivermos todos juntos, em solidariedade.”
A Ordem do Mérito da Polônia foi criada em 1974 e é concedida a todos aqueles considerados “amigos do país” que prestaram grandes serviços à sociedade polonesa.