Em sua mensagem de fim de ano, Thomas Bach, reafirma Valores Olímpicos como prioridade

Em sua mensagem de fim de ano, Thomas Bach, reafirma Valores Olímpicos como prioridade

Em sua última mensagem de fim de ano como presidente do COI, Thomas Bach reforçou seu legado de mudanças e avanços, destacando os valores olímpicos como base para um futuro de paz e solidariedade.

Fonte COI
31 de dezembro de 2024 / Curitiba, PR

Eleito presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI) durante a 125ª Sessão do COI, realizada em Buenos Aires, na Argentina, em 2013, Thomas Bach encerra um ciclo histórico de 12 anos no comando da principal instituição de gestão esportiva mundial. Sob sua liderança, o COI implementou inúmeras reformas estruturais e alcançou grandes avanços, consolidando os valores olímpicos de solidariedade, igualdade e sustentabilidade em um cenário global desafiador.

“Caros amigos olímpicos,

Começaremos um novo ano com as memórias extraordinárias dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 ainda frescas em nossa mente. Estes foram os primeiros Jogos totalmente planejados, inspirados e realizados de acordo com as reformas da Agenda Olímpica, marcando uma nova era. Foram os Jogos mais jovens, urbanos, inclusivos e sustentáveis da história. Além disso, trouxeram paridade de gênero completa pela primeira vez. Esses Jogos conquistaram corações e mentes ao redor do mundo, atingindo um público de cerca de 5 bilhões de pessoas, tornando-se os mais assistidos de todos os tempos.

Mesmo em meio às tensões geopolíticas, conseguimos reunir atletas de todos os 206 Comitês Olímpicos Nacionais e da Equipe Olímpica de Refugiados do COI. Eles competiram intensamente, mas também viveram juntos, pacificamente, na Vila Olímpica, apesar de seus países estarem em conflito. Esses atletas nos mostraram como o mundo poderia ser se todos vivêssemos no espírito olímpico de coexistência pacífica. Eles criaram uma verdadeira cultura de paz.

Construindo o futuro com a Agenda Olímpica

Com o sucesso desses Jogos, nossa Agenda Olímpica provou ser uma realidade concreta, o que nos permite olhar para o futuro com otimismo e entusiasmo. O interesse nos Jogos Olímpicos nunca foi tão alto. Atualmente, há um número significativo de países e Comitês Olímpicos Nacionais, de quatro continentes, interessados em sediar os Jogos de 2036 – e até mesmo de 2040 em diante.

Com o início deste novo ano e de uma nova Olimpíada, temos muitos motivos para ter confiança: os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno Milão-Cortina 2026, os Jogos Olímpicos da Juventude em Dacar 2026, os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Los Angeles 2028 – e os primeiros Jogos Olímpicos de Esports na Arábia Saudita.

Avançando na era digital

Estamos traçando um caminho para o futuro digital do Movimento Olímpico. Com a criação dos Jogos Olímpicos de Esports, entramos em uma nova era, acompanhando a revolução digital, alcançando novos públicos e nos conectando diretamente com os jovens no mundo dos esportes eletrônicos.

Preparando o esporte com a Inteligência Artificial

Outro passo essencial é o lançamento da Agenda Olímpica de Inteligência Artificial (IA). A rápida evolução da IA está transformando nossas vidas, e era fundamental que aproveitássemos essa oportunidade. Nossa Agenda de IA oferece uma abordagem completa para que o esporte use a tecnologia de forma responsável.

https://www.sicoob.com.br/web/sicoobcentralscrs

Nossos valores são a base dessa iniciativa. Isso significa colocar as pessoas em primeiro lugar, com os atletas no centro de tudo. Também significa promover igualdade e solidariedade, garantindo que os benefícios da IA sejam acessíveis a todos na comunidade olímpica, e não apenas a uma minoria privilegiada.

Valores Olímpicos em tempos desafiadores

Em um mundo marcado por conflitos e divisões, os valores olímpicos se tornam mais importantes do que nunca. Os Jogos Olímpicos continuam sendo o único evento capaz de reunir o mundo inteiro em uma competição pacífica. Isso só é possível com nosso compromisso inabalável com igualdade e solidariedade.

No Movimento Olímpico, não existem “sul global” ou “norte global”. Todos somos iguais e praticamos a solidariedade diariamente.

Estabilidade financeira para um futuro mais justo

Mesmo com os desafios econômicos globais, conseguimos manter a estabilidade financeira do Movimento Olímpico. Nos últimos quatro anos, distribuímos 6,8 bilhões de dólares à comunidade olímpica – o equivalente a 4,7 milhões de dólares por dia, usados para apoiar atletas e promover o desenvolvimento justo do esporte.

O futuro é promissor. Já garantimos receitas para as próximas duas Olimpíadas, o que nos permitirá aumentar o orçamento de Solidariedade Olímpica em 10%, atingindo 650 milhões de dólares para 2025-2028. Isso reforça que, para o Movimento Olímpico, o dinheiro não é um fim, mas uma ferramenta de solidariedade – um meio de reduzir desigualdades no mundo.

Valores em primeiro lugar

Para o COI, nossos valores estão sempre em primeiro lugar. É vivendo os princípios de solidariedade, igualdade e dignidade humana que conseguimos unir o mundo em paz.”

Mensagem de despedida

“Caros amigos,

Esta é minha última mensagem de ano novo como presidente do COI. Quero expressar minha profunda gratidão a toda a comunidade olímpica. Obrigado pelo apoio, solidariedade, amizade e amor que me sustentaram durante minha presidência.

Mesmo nos momentos mais difíceis, superamos desafios complexos porque estivemos unidos. É graças a essa união que o Movimento Olímpico chegou onde está hoje, e sou imensamente grato por isso.

Todos compartilhamos o compromisso e a paixão por nosso amado Movimento Olímpico. Agora, peço que estendam ao meu sucessor o mesmo espírito de amizade e solidariedade que tive o privilégio de desfrutar. Juntos, continuaremos vivendo nosso lema: “Mais rápido, mais alto, mais forte – juntos.”

Neste espírito olímpico de paz e solidariedade, desejo a todos um feliz ano novo.”

https://www.originaltatamis.com.br/

administrator

Outras Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *