Brasileiro chegou com oito segundos de vantagem para o segundo colocado e conquistou a sua segunda medalha dos Jogos de Tóquio
Por TERRA
29 de agosto de 2021 / Curitiba (PR)
Gabriel Araújo está tendo uma estreia excelente em Paralimpíadas. Após conquistar uma prata nos 100m costas da classe S2 (atletas que não conseguem usar os membros superiores ou inferiores), o nadador de apenas 19 anos levou seu primeiro ouro ao triunfar na prova dos 200m livre da mesma classe.
O brasileiro teve uma largada muito forte e disparou na frente dos outros competidores. Contudo, ao perder tempo nas primeiras viradas, estava atrás do chileno Alberto Abarza na metade da prova. Gabriel conseguiu se recuperar e abriu grande vantagem para os demais na terceira parte.
Na última piscina, Gabriel inverteu e passou a nadar de frente, em vez de costas como todos faziam até então – lembrando que as disputas de nado livre permitem qualquer estilo – e fechou a prova mantendo a larga vantagem que tinha até então. O tempo final ficou em 4min06s52, garantindo o segundo ouro do Brasil nas piscinas neste domingo.
A prata ficou com mais um sul-americano, o chileno Alberto Abarza que fez o tempo de 4min14s17. O bronze foi do russo Vladmir Danilenko, que anotou a marca 4min15s95. Outro brasileiro na prova, Bruno Becker, ficou na quarta colocação.