Capacitação forma gestores para transformar recursos da Lei de Incentivo em projetos esportivos

Capacitação forma gestores para transformar recursos da Lei de Incentivo em projetos esportivos

Capacitação técnica ganha força como estratégia para ampliar o acesso à Lei de Incentivo ao Esporte e descentralizar recursos em todo o país.

Por Ascom Ministério do Esporte
Curitiba, 4 de agosto de 2025

O Ministério do Esporte e o Instituto para o Desenvolvimento do Esporte e da Cultura (IDEC) promovem, de 4 a 5 de agosto, em Brasília (DF), o Capacita, iniciativa que percorre o país para capacitar gestores dos setores público e privado na elaboração, captação e execução de projetos por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. O evento, com expectativa de reunir 350 participantes, será realizado na Asa Auditorium, Setor de Indústrias Gráficas Sul, Ed. Capital Financial Center – Bloco C.

Segundo o IDEC, todos os anos as empresas, por meio de benefício fiscal, disponibilizam mais de R$ 1 bilhão para apoiar projetos esportivos em todo o país. No entanto, grande parte desse montante não é aproveitada por falta de projetos adequados. Neste mês, o Senado aprovou por unanimidade o Projeto de Lei Complementar 234/24, que torna a Lei de Incentivo ao Esporte uma política permanente de Estado. Ampliar o acesso e aumentar o número de pessoas beneficiadas é um dos objetivos da capacitação.

É o que afirma Carolinne Gomes, diretora de Programas e Políticas de Incentivo ao Esporte. “Essa iniciativa tem como objetivo orientar instituições e pessoas interessadas em conhecer e utilizar a Lei de Incentivo ao Esporte de forma segura e eficiente. A capacitação é uma oportunidade valiosa para fortalecer projetos, ampliar o alcance da política pública e promover a descentralização da Lei de Incentivo ao Esporte em todo o território nacional. Fico muito feliz em contribuir para o fortalecimento dessa importante ferramenta democrática de fomento, acessível a todo o Brasil.”

As aulas do Capacita vão apresentar todo o processo de um projeto que busca ser beneficiado pela Lei de Incentivo: desde a concepção e captação até a execução, indicando caminhos e boas práticas de gestão, com orientações para garantir uma entrega sem pendências, especialmente na prestação de contas.

A metodologia combina aulas expositivas, atividades práticas, dinâmicas de grupo e seminários com especialistas do setor. Cada etapa do Capacita será dividida em dois momentos: 16 horas de conteúdo presencial distribuído em dois dias e mais oito horas em formato a distância. O curso busca oferecer ferramentas práticas, insights estratégicos e uma rede de contatos para que os participantes

https://www.originaltatamis.com.br/

administrator

Outras Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *