Complexo com padrão olímpico terá pistas para diferentes modalidades e entrega muito mais que o esporte à comunidade
Por Giovanna Pereira / GPS
27 de outubro de 2021 / Curitiba (PR)
Orgulho nacional? Claro! Um dos esportes de maior destaque nas Olimpíadas de Tóquio, o skate, ganhou o gosto do brasileiro enquanto modalidade esportiva. Nomes como Rayssa Leal, nossa querida ‘Fadinha’ e Kelvin Hoefler ‘levantaram nossa moral’ na competição e desmistificaram a forma como o esporte é visto no Brasil.
Em Brasília, a prática do skate sempre foi forte nas áreas centrais da cidade, como por exemplo no Museu Nacional e no Eixão, e agora mais uma conquista!
Vitor Recondo, coordenador de Projetos Especiais da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do DF (Seduh-DF), contou ao GPS | Lifetime um pouco mais sobre a criação do Complexo Brasília Skate Plaza no Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek.
“É um projeto completo que abraça diferentes modalidades do esporte e incentiva a convivência em um dos locais mais relevantes da cidade. O Parque estava precisando de algo novo, uma revitalização e esse projeto vai auxiliar nisso, além de trazer segurança para a área dos bosques”, disse.
Para o complexo está prevista a construção de um conjunto de pistas de skate com escadarias, corrimãos, ladeiras escavadas e jardins nas proximidades do estacionamento 4, em frente à Hípica e ao Restaurante Gibão, que vão contemplar pelo menos quatro estilos desse esporte: street (pista linear), downhill (ladeira), bowl e park (pistas verticais).
A iniciativa prevê a instalação de vestiários, sanitários, arena infantil e uma praça central, seguindo o traçado original de Burle Marx para o local e respeitando as diretrizes estabelecidas no Plano de Uso e Ocupação do Parque da Cidade.
“O objetivo é dar uma cara nova ao espaço e incentivar o convívio entre os atletas e a comunidade. Imagine o pai que anda de skate, muito provavelmente ele levará a filha ou o filho para curtir com ele e esse é um papel social que o projeto também tem. Estamos, juntamente com a Secretaria de Esporte, trabalhando em uma demanda que não é nova aqui no DF, mas que agora ganhou força”, completou Recondo.
A secretária executiva de Gestão do Território da Seduh, Janaína Vieira, comentou que a construção do Brasília Skate Plaza também garante um local que proporciona um treinamento de alto desempenho para os praticantes do esporte.
Com a aprovação do projeto pela Seduh, agora, a proposta segue com a Secretaria de Esporte e Lazer que, com recursos próprios, será responsável pelo orçamento e pela licitação da obra.
“A construção de uma pista de skate em um dos pontos centrais do DF, no caso o Parque da Cidade, se mostra necessária para fomentarmos mais sua prática entre nossos jovens”, declarou a secretária de Esporte e Lazer, Giselle Ferreira.
Pista de patinação
Segundo especificado no projeto, a ideia é que o Brasília Skate Plaza seja integrado ao projeto da pista de patinação. Elaborada pela Seduh, a iniciativa será um circuito de 200 metros, tendo arquibancada, praça e mais calçadas entre a ciclovia e a pista de caminhada, planejada para ficar entre os estacionamentos 3 e 4.