Ginasta tetracampeã olímpica recebe a honraria ao lado de Megan Rapinoe, do futebol, que homenageou a jogadora de basquete Brittney Griner, que está presa na Rússia
Fonte Redação do GE
9 de julho de 2022 / Curitiba (PR)
Simone Biles é a cidadã norte-americana mais jovem a receber a medalha presidencial da liberdade outorgada exclusivamente pelo presidente dos Estados Unidos. A ginasta foi condecorada pelo presidente Joe Biden. Quem também recebeu a honra foi a jogadora de futebol Megan Rapinoe da seleção feminina dos EUA.
Biles tem quatro medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze em Jogos Olímpicos. Simone também liderou a denúncia de assédio pelo médico Larry Nassar na ginástica norte-americano. A ginasta também tem levantado bandeiras pelas causas da saúde mental após sofrer psicologicamente nas Olimpíadas de Tóquio.
Megan Rapinoe, conhecida por lutar por causas sociais, homenageou a jogadora de basquete Brittney Griner, que está presa na Rússia. A campeã de duas Copas do Mundo usou um blazer com as iniciais “BG” bordadas. “A parte mais importante de hoje. BG nós te amamos”, escreveu a jogadora em suas redes sociais.
A Medalha Presidencial da Liberdade foi entregue pela primeira vem em 1963 pelo então presidente americana John Fitzgerald Kennedy. Até hoje, entre as 647 pessoas já agraciadas, há somente cinco mulheres ligadas a algum esporte, entre atletas e treinadoras: a ginasta Simone Biles, a tenista Billie Jean King, a campeã olímpica de atletismo nos Jogos de 1932 e também golfista Babe Didrikson Zaharias, a jogadora de basquete Pat Summitt e a golfista Annika Sörenstam.