Asemesp: pilar estratégico para o fortalecimento da gestão esportiva nos municípios paulistas

Asemesp: pilar estratégico para o fortalecimento da gestão esportiva nos municípios paulistas

Com a Lei de Incentivo ao Esporte prestes a se tornar política de Estado, a ASEMESP reforça seu papel como protagonista na qualificação de gestores e na construção de políticas públicas do esporte com impacto, eficiência e visão de futuro.

Por Paulo Pinto / Global Sports
Curitiba, 24 de julho de 2025

Em um momento de transição histórica para o esporte brasileiro, com a Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) prestes a se tornar política permanente de Estado, a ASEMESP fortalece seu papel como agente articulador e técnico, auxiliando os secretários municipais na estruturação de sistemas locais de esporte e na elaboração de projetos capazes de acessar os novos fluxos de financiamento público. Com atuação descentralizada e foco em qualificação, a entidade amplia o protagonismo dos municípios e garante suporte estratégico àqueles que desejam transformar o esporte em política pública efetiva.

No atual contexto nacional de valorização do esporte como política pública essencial, a Associação dos Secretários Municipais de Esporte e Lazer do Estado de São Paulo (ASEMESP) consolida-se como uma instituição indispensável ao desenvolvimento esportivo dos municípios paulistas. Com atuação técnica, visão de futuro e uma diretoria altamente qualificada, a entidade tornou-se elo fundamental entre a gestão pública local e a construção de políticas eficazes de acesso ao esporte, formação de base, promoção de talentos e estímulo ao alto rendimento.

A missão da ASEMESP é clara: proporcionar a qualquer pessoa o acesso ao esporte. E sua visão é igualmente contundente: conscientizar todas as autoridades de que o esporte é de vital importância para a sociedade. Com base nesses princípios, a entidade atua para garantir que os secretários municipais estejam preparados para os desafios contemporâneos, oferecendo ferramentas práticas, capacitação técnica e articulação política.

Corpo diretivo de excelência

A força institucional da ASEMESP está ancorada em uma diretoria altamente qualificada. A presidência é exercida por Tom Moisés, secretário de Esportes de Barueri e gestor com ampla trajetória em políticas públicas, inclusão social e articulação intersetorial. Compõem ainda a equipe o secretário executivo Mauzler Paoli e lideranças de destaque na gestão pública e acadêmica, como o professor doutor Ivan Wallan Tertuliano — secretário de Relações Acadêmicas, professor da Universidade Anhembi Morumbi, conselheiro do CREF4/SP e referência nacional em políticas esportivas.

Professor doutor Ivan Tertuliano é o responsável pela formulação das diretrizes acadêmicas e estratégicas da ASEMESP voltadas à qualificação dos gestores esportivos municipais © Global Sports

É com essa estrutura que a ASEMESP se posiciona como protagonista na qualificação dos gestores municipais. Por meio de cursos, workshops, seminários técnicos, mentorias e consultorias especializadas, a entidade oferece capacitação contínua nas diversas dimensões do esporte — do lazer à formação de base, do rendimento à inclusão. “Nosso compromisso é formar gestores públicos preparados para transformar o esporte em política pública estruturada, com base técnica, responsabilidade fiscal e impacto social real”, afirma o professor Ivan Tertuliano. A atuação abrange ainda a elaboração de projetos para a Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), análise de viabilidade, captação de patrocinadores e cumprimento de todas as exigências legais e fiscais previstas na legislação federal.

Nova LIE: oportunidade histórica para os municípios

Um dos avanços mais relevantes para o setor esportivo nas últimas décadas foi a aprovação do projeto de lei que torna a LIE uma política pública permanente. O texto, já aprovado pelo Congresso Nacional e aguardando sanção presidencial, assegura a continuidade do mecanismo que permite a destinação de parte do Imposto de Renda devido a projetos esportivos aprovados pelo Ministério do Esporte.

Segundo reportagens da CNN Brasil e do portal Agenda Olímpica, a medida trará mais segurança jurídica, previsibilidade e estímulo à captação de recursos por entidades públicas e privadas. Para os municípios, representa uma nova frente de investimentos na área do esporte.

A ASEMESP, atenta a esse cenário, já está preparada para orientar os gestores municipais na elaboração e gestão de projetos esportivos que utilizem a LIE de forma eficaz, transparente e com impacto social mensurável.

Mais que formação: estratégia, planejamento e equidade

A atuação da ASEMESP vai além da capacitação técnica. A entidade trabalha para estruturar sistemas municipais de esporte integrados, capazes de articular as dimensões educacional, participativa e de rendimento em uma política pública territorializada, sustentável e coerente.

Outro eixo de destaque é a promoção da equidade regional. A ASEMESP oferece suporte técnico e oportunidades de formação a secretários de municípios de diferentes perfis, democratizando o acesso ao conhecimento, aos recursos e às estratégias de gestão. “Não se trata apenas de capacitar grandes centros, mas de garantir que todo município, independentemente do porte ou da localização, tenha condições de desenvolver políticas esportivas de qualidade”, ressalta o professor Ivan Tertuliano. Isso permite que cidades de menor porte também elaborem projetos consistentes, acessem recursos federais e identifiquem jovens talentos em seus territórios.

A entidade também atua de forma decisiva na promoção de políticas de detecção, seleção e desenvolvimento de talentos, conectando as estruturas municipais com clubes, federações, universidades e programas de alto rendimento — ampliando as chances de atletas locais chegarem ao cenário estadual, nacional e internacional.

Esporte como política de Estado

Fiel ao seu princípio institucional — compromisso para um bem maior —, a ASEMESP se posiciona como agente articulador da construção de políticas esportivas municipais planejadas, intersetoriais e alinhadas às diretrizes nacionais e internacionais. Seu papel vai além da formação técnica: promove conexões com o Governo do Estado, o Governo Federal, o meio acadêmico, entidades esportivas e o setor privado, estimulando um ecossistema colaborativo em prol do fortalecimento do esporte.

Com a iminente transformação da LIE em política de Estado, o Brasil inicia um novo ciclo de oportunidades. E a ASEMESP reafirma seu compromisso com os municípios paulistas: nenhum gestor estará sozinho nesse processo. Com uma estrutura técnica consolidada, rede de especialistas e modelo de atuação eficiente, a associação se apresenta como parceira estratégica na construção de cidades mais ativas, saudáveis e inclusivas — fundamentadas na prática esportiva como ferramenta de desenvolvimento social.

https://www.originaltatamis.com.br/

administrator

Outras Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *