Após 2 anos, Justiça anula resultado da eleição da Confederação Brasileira de Skate

Após 2 anos, Justiça anula resultado da eleição da Confederação Brasileira de Skate

Desde o processo eleitoral, a chapa de oposição, encabeçada por Rodil Júnior, o Ferrugem, pedia a impugnação da chapa encabeçada por Duda

Fonte Demétrio Vecchioli / Uol
20 de janeiro de 2023 / São Paulo (SP)

A Justiça anulou o resultado da última eleição presidencial da Confederação Brasileira de Skate (CBSk). A decisão sai mais de dois anos após o pleito realizado em 2020 e que reelegeu Eduardo Musa, o Duda, para mais quatro anos de mandato. Ele continua no cargo enquanto recorre de decisão

A chapa de oposição, encabeçada por Rodil Júnior, o Ferrugem, primeiro brasileiro campeão dos X-Games, pedia, desde o processo eleitoral, a impugnação da chapa encabeçada por Duda.

Agora, a Justiça entendeu que o vice de Duda, Eduardo Dias, não apresentou certidão negativa de quitação de dívidas previdenciárias, requisito para a inscrição da chapa. A decisão em primeira instância foi proferida no último dia 19 pela 22ª Vara Cível do TJ-SP e ainda cabe recurso.

Com a ilegibilidade da chapa vencedora, fica nulo o resultado da eleição, de acordo com a decisão da Justiça. Procurada, a CBSk confirmou ter sido informada sobre a decisão e afirmou já ter protocolado o pedido de recurso (leia a íntegra da manifestação da Confederação mais abaixo).

Situação complexa

Duda já está impedido pela World Skate de atuar como presidente da CBSk. Ele foi suspenso por três anos após ter feito críticas à entidade. O dirigente recorreu à Corte Arbitral do Esporte (CAS).

https://www.aminovital.com.br

Em seguida, a diretoria do COB determinou que o gancho também vale no âmbito da gestão de recursos públicos. Com isso, Duda deixou de ter acesso a verbas das Loterias. Agora é Eduardo Dias quem responde pela CBSk frente ao COB.

Agora, são três caminhos para a confederação, que deverão ser discutidos na Justiça:

  1. Realizar nova eleição. Por essa hipótese, um novo pleito seria realizado, com uma chapa da situação, não necessariamente encabeçada por Duda, que está suspenso na CBSk. Ele, porém, tem amplo apoio na elite do skate.
  2. Dar posse a Ferrugem sem nova eleição. Isso derivaria do entendimento de que, se uma chapa estava apta, e a outra não, logo a primeira ganhou a eleição, apesar de ter recebido apenas seis votos, contra 26 de Duda;
  3. Manter Duda na presidência enquanto contesta a decisão de primeira instância.

Leia a íntegra da manifestação da Confederação: “A Confederação Brasileira de Skate (CBSk) confirma que foi informada sobre a decisão em 1ª instância. A entidade já protocolou o recurso apropriado e, agora, aguarda a decisão da justiça em 2ª instância.

A CBSk seguirá lutando para que as decisões de 2020 da comissão eleitoral e da assembleia eletiva, que votou de forma democrática, sejam respeitadas.

“Recebemos com serenidade a decisão em 1ª instância e já recorremos. Agora vamos aguardar a decisão em 2ª instância e, obviamente, vamos cumprir o que for determinado pela justiça”, Eduardo Musa, presidente da CBSk.”.

http://www.dmixeventos.com.br

administrator

Outras Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *